Publicado em , por Pedro Couto e Santos
Aqui vai uma receita simples de pão com chouriço que tenho feito na minha máquina caseira:
Coloca-se na cuba da máquina a farinha e abre-se um buraco no meio onde se deita o sal grosso (10 g são duas colheres de chá), o fermento (uso da marca Vahiné, duas saquetas de 4,6 g), e a água morna (uso simplesmente água aquecida pelo esquentador).
Liga-se a máquina e vai-se dando uns toques na farinha para misturar tudo bem. Pode ser preciso acrescentar água. Enquanto a máquina amassa, tira-se a pele ao chouriço (eu uso chouriço de Barrancos), corta-se em pedaços e pica-se, não muito fino, só o suficiente para ficar em pedaços de diferentes tamanhos.
A máquina há-de misturar tudo e repousar após o que apita para avisar que iniciou o ciclo em que se podem adicionar recheios (a minha funciona assim, pelo menos). Evidentemente, junta-se o chouriço.
E é tudo. Fica um pão deliciosamente gorduroso, facílimo de cortar, bom de comer í fatia, sem mais nada ou torrado. Eu, como sou guloso, torro e ponho manteiga ou faço tostas ou sandes de queijo com ele. Fica excelente.
[tags]pão, chouriço, caseiro, máquina[/tags]
Eu ainda tenho boas padarias aqui perto, consumo o pão ainda quente acabado de sair do forno a lenha.
Que saudades de sair de casa de manhã com vinte e cinco tostões para comprar pão na padaria com balcão de mármore. O cheirinho…
Nham, nham.
Parem com isso, que já estou cheia de fome.
boa tarde reparei na receita e queira perguntar se é possivel fazer esta receita sem a maquina.
gostava muito de a fazer =)
Possível é certamente, a máquina não faz nenhuma magia especial, mas é preciso amassar í mão, juntar o chouriço, deixar a massa repousar e depois cozer o pão num forno.
Não faço é ideia que tempos e que temperaturas usar, porque é precisamente aí que a máquina automatiza o processo. :-/