Mudando de galho

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Desde 1998 que sou cliente da Pair Networks, Pittsburgh, nos Estados Unidos. Foi lá que foi alojado o website da Nitrodesign e depois este blog, entre outros sites da família e amigos.

De há uns tempos para cá, tenho procurado alternativas europeias a produtos e serviços americanos, por diversas razões que não me apetece estar a detalhar agora, embora várias se tenham exacerbado bastante no último ano.

A porra toda é que nós, europeus, fomos completamente papados pelas empresas de tecnologia americanas ao longo dos anos ao ponto de estarmos dependentes de uma mão-cheia de pequenos imperadores digitais, sob o risco de não termos acesso a determinadas redes que se tornaram essenciais ao nosso dia a dia; do simples email, à partilha de fotos ou textos, ao ecommerce, pesquisa, web browsing, mensagens, etc, etc, etc.

Está tudo nas mãos da Apple, Meta, Amazon, Google… mais recentemente também OpenAI ou Anthropic. E embora existam alternativas, que podemos estar aqui sentados a listar, a verdade é que a mudança é tramada, tal foi a hegemonia que, por omissão e desinteresse, deixámos que se instalasse.

Já andei de roda da Proton, para passar o meu email e alojamento de ficheiros, substituindo o Google e Dropbox. Mas a oferta continua a não ser comparável pelo preço, sobretudo em termos de espaço disponibilizado. Já comecei a usar o DuckDuckGo, há muitos anos. Mas isso é uma gota no oceano.

Decidido a não me deixar desanimar com gotas em oceanos, porém, decidi finalmente puxar o gatilho, voltando ao início do post, no alojamento web. O Macacos sem galho está então, ao fim de praticamente 27 anos, alojado na Europa. Depois de algumas experiências com serviços diversos, decidi-me pela Infomaniak, sedeada e com data centers na Suíça e que se orgulha de ser uma alternativa verdadeiramente independente aos gigantes do costume.

No mesmo processo, mudei também já os comics dos especialistas em inglês, para aqui. Segue-se tudo o resto que ainda está na Pair, até desactivar aquele serviço americano, em troca de um europeu.

É pouco? Talvez. Mas é alguma coisa.

Comentar

Tags

Mudando de galho


Warning: Undefined variable $dateformatstring in /home/clients/7d6325cf16273d75f4a6cbcb4ca6e3dc/sites/macacos.com/wp-content/themes/InkedApe/index.php on line 40

Warning: Undefined variable $unixtimestamp in /home/clients/7d6325cf16273d75f4a6cbcb4ca6e3dc/sites/macacos.com/wp-content/themes/InkedApe/index.php on line 40

Warning: Undefined variable $gmt in /home/clients/7d6325cf16273d75f4a6cbcb4ca6e3dc/sites/macacos.com/wp-content/themes/InkedApe/index.php on line 40

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Desde 1998 na americana Pair Networks, o Macacos sem Galho mudou finalmente de poiso. Cansado da dependência europeia dos gigantes tech dos EUA, decidi dar um pequeno passo: alojamento web agora na suíça Infomaniak. É uma gota no oceano? Talvez. Mas é a minha.

Ler o resto

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram