Exercitar

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Aqui há umas semanas atrás, a Dee dizia mais uma vez que precisava de fazer exercí­cio e, mais uma vez, eu ofereci-me para ajudar. Só que desta vez, começámos mesmo a fazer exercí­cio os dois e temos mantido o nosso programa doméstico há várias semanas.

A premissa é que fazemos uma curta sessão de exercí­cio intenso (dentro das nossas possibilidades), três vezes por semana, í s segundas, quartas e sextas. Eu invento o programa do dia, com o objectivo de variar o mais possí­vel, evitando o tédio da repetição, enquanto, ao mesmo tempo vamos repetindo alguns exercí­cios básicos para podermos progredir nos mesmos.

Uma sessão de treino pode ser inteiramente feita de exercí­cios com o peso do corpo, ou incluir halteres, saltos ou boxe. Uns dias fazemos um certo número de repetições de três exercí­cios durante três séries, noutros dias fazemos três tabatas com três movimentos diferentes, noutros fazemos, por exemplo, em determinado tempo para cada exercí­cio, o máximo de repetições que conseguirmos.

Queremos manter os movimentos simples e com pouco isolamento, optando muitas vezes por exercí­cios que envolvam o corpo todo, quer porque todo o dito tem que mexer, ou porque se exige que se mantenha rí­gido para executar o movimento, como nas flexões. Também tentamos recrutar o máximo de grupos musculares nos vários exercí­cios, por exemplo, fazendo extensão completa da anca nos agachamentos, puxando tanto pelos abdominais como pelas pernas para completar o movimento.

Se continuarmos assim, estou de olho numa barra de elevações, que é dos exercí­cios mais básicos, o que nos falta incluir e também, provavelmente, mais difí­cil.

Para não estar só com teoria, fica como exemplo o que fizemos hoje:

Em 20 minutos, completar o máximo possí­vel de séries do seguinte:

  • 5 flexões
  • 10 agachamentos
  • 15 sit-ups

Eu completei 12 e a Dee, 11. Não sendo um resultado espectacular, implica que, em 20 minutos, fiz 60 flexões, 120 agachamentos e 180 sit-ups. Para a próxima há-de ser diferente, mas eventualmente voltaremos a fazer os mesmos exercí­cios e notando melhorias.

Aconselho vivamente um programa deste tipo a que não tem paciência ou tempo para ginásios (ou dinheiro…). Basta uma sala com algum espaço livre, alguns exercí­cios básicos e tentar sempre fazer o máximo de esforço no mí­nimo de tempo. Os nossos treinos, por enquanto, ainda podem ser considerados ligeiros, mas sempre que treinamos, puxamos um bocadinho mais do que da última vez e os resultados são notórios.

Tags

Deixar comentário. Permalink.

10 comentários a “Exercitar”

  1. pedro fonseca says:

    Boa noite Pedro,

    Gosto de ver que andas a fazer treinos em modo HEAT. Por esse facto recomendo que tu vejas no youtube uns ví­deos do bodyrock.tv, são perfeitos para ser feitos em casa e podes sempre adaptar.

    Bons treinos

  2. HCarvalho says:

    Esses exercí­cios são bons para tonificar, mas se o objectivo da Dee é perder peso então tem que fazer exercí­cios aeróbicos de baixa intensidade e longa duração, caminhadas, corridas a 8/9 km/h, bicicleta, etc. Só assim queima as calorias necessárias. Se bem que isso requer uma disponibilidade temporal que pode não ser possí­vel.

    • Isso é um enorme erro, todos os métodos modernos de exercí­cio indicam o contrário. E perder peso é muito mais do que apenas queimar calorias.

      Além de que pesamos ambos 63 kg, ninguém precisa de perder peso.

      • HCarvalho says:

        Foi assim que perdi 35 kg num ano e 4 meses.

        • 35 kg é mais de metade do meu peso actual e da minha mulher, não se aplica. Não podes aplicar uma receita a toda a gente, igual. O exercí­cio tem que ser adaptado í s pessoas. Para quem pesa 35 kg a mais, exercí­cio de alta intensidade não é aconselhável, já para não falar que deve ser quase impossí­vel.

          No entanto, não ponho de parte que seria eventualmente possí­vel perder 35 kg em metade desse tempo com outro tipo de exercí­cio mais intenso.

          Seja como for, certamente que mudaste a tua alimentação para perder esse peso.

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram