Publicado em , por Pedro Couto e Santos
Custa-me um pouco a crer que na quinta-feira passada fez apenas duas semanas desde que as obras começaram.
Estou surpreendido não só com o andamento do trabalho, mas também com a extensão do mesmo. Quando pensámos em comprar e arranjar esta casa, tinha uma lista mental de coisas a fazer – essa lista pode ir para o lixo; aquilo que está a ser feito ultrapassa e muito o que me tinha passado pela cabeça.
Quando pensei em renovar a instalação eléctrica, pensei em passar cabo novo pela infraestrutura existente e montar tomadas e interruptores novos, pendurando candeeiros nos pontos de luz disponíveis.
O que está a acontecer é que está a ser montada uma infraestrutura nova, vão haver tomadas onde eu escolhi e não só de electricidade como de ethernet e TV, o mesmo se aplica aos pontos de luz que estão a ser colocados onde fazem falta e não aproveitando o que já lá estava.
Quando pensei que precisávamos de chão novo, pensei que o mosaico existente seria levantado e substituído por outro pavimento.
O que está a acontecer é que o chão da casa inteiro foi picado e está a ser re-nivelado, após o que serão aplicados os pavimentos que escolhemos.
Quando pensei que as casas de banho precisavam de ser renovadas, imaginei trocar azulejos e louças.
O que está a acontecer é que numa delas vamos alterar a disposição dos elementos para aproveitar melhor o espaço.
Pensei que seria preciso alisar algumas paredes, mas afinal toda a casa está a ser alisada, tectos incluídos.
E o que é que já está feito, ao fim de duas semanas?
Todo o chão foi picado e todos os azulejos removidos. O chão dos quartos, casas de banho e cozinha está re-nivelado com cimento (falta o corredor e hall). Os móveis da cozinha e os sanitários dos WCs foram removidos. A maioria das paredes já foram alisadas. Uma das zonas apodrecida por infiltrações antigas já está quase arranjada. A lareira e estantes embutidas da sala foram demolidas e a parede reparada. A instalação eléctrica está toda planeada e a maioria das tubagens e caixas para tomadas e interruptores já estão no sítio. A segunda porta da cozinha e da despensa já foram fechadas e a porta que sobra da despensa para a cozinha foi ampliada e já tem ombreira. A canalização de água já está planeada e desenhada nas paredes dos WCs e cozinha. A ombreira da porta do escritório já foi virada 180º para que não colida com a porta da rua quando abre.
É já muita coisa. Falta ainda muita coisa. Mas para duas semanas, é bastante mais do que eu imaginava ser possível. E o melhor é que estamos a gostar muito do que se está a passar e da maneira como as coisas estão a ser feitas: em vez de uma série de remendos sobre o que existia, está-se a optar por um estilo Beirute ’83 (como diz o von Geier), seguido de uma reconstrução cuidadosamente planeada.
Para quem queira seguir a aventura e ainda não saiba, há uma colecção de fotos, organizada em sets por cada divisão da casa, no meu Flickr.
de facto , e até ver , esse empreiteiro parece bastante competente.
A todas as pessoas que me têm demonstrado entusiasmo pelo que têm visto na net, digo sempre para esperarem pelo fim para tirar conclusões. Continuo a ser cauteloso e ponderado nisto tudo, mas até agora – e só passaram 2 semanas de 4 meses planeados – está a exceder as minhas expectativas.
pelas fotos , parece-me que vocês estão a renovar tudo excepto os esgotos, estou correcto ?
penso que numa intervenção dessas seria bom renovar também os esgotos até pela experiência que já tiveram na vossa actual casa com a ligação á coluna da casa de banho.
Vamos renovar toda a canalização, não sei se os esgotos foram ou vão ser verificados pelo canalizador, mas vou-me lembrar de falar com o empreiteiro sobre isso. Obrigado.
Então mas ficam sem lareira? :|
Óbvio.
Eu devo ser um gajo muito esquisito por não querer uma lareira para nada, porque toda a gente me faz essa pergunta com um ar chocado :-)
para quê uma lareira quando se tem ar condicionado ? só o trabalho que dá andar a carregar lenha… vai lá vai.
lol. True, mas gosto da lareira na mesma :)
Eu até percebo a atracção de uma lareira, embora seja um gajo muito calorento.
Mas aquela que lá estava era feia, mal construída e roubava imenso espaço í sala.
A menos que as coisas parem 2 meses (já me aconteceu ver isso numa obra) duvido que não fique acabado muito antes dos 4 meses :)
Esta primeira fase é sempre a mais rápida, os acabamentos demoram sempre mais , e é provável que haja uma paragem antes de começarem a assentar chão e avançarem para as pinturas , para permitir que as superfícies sequem completamente, por causa do aparecimento de bolores.
Mas se continuarem estas temperaturas , isso pode nem ser preciso pois vai secar bastante rápido.
É como eu digo sempre: tenho marcado no meu calendário 15 de Setembro como fim das obras. Tudo o que venha antes é bem vindo.
Ontem, o empreiteiro disse-me que está a contar ter tudo pronto no fim deste mês. O que é espantoso, para mim, pelo que estou de pé atrás, mas se fosse possível, significava que ainda nos mudávamos antes da miúda nascer, o que seria óptimo.
Dá para saber o nome do empreiteiro milagroso? Estas coisas convém sempre saber!
Tudo a seu tempo :-)
água para o sotão ? e esgoto não vai ?
A água que está a ir para o sótão é para passar por cima e sair no terraço para termos uma mangueira.
Aliás, já lá está.