Publicado em , por Pedro Couto e Santos
Após termos recebido pré-aprovação do nosso pedido de crédito imobiliário no BES, restava fazer a avaliação do imóvel para saber se o nosso pedido caia dentro dos 90% de tecto para empréstimos daquele banco e, caindo, que percentagem do valor de avaliação representava para assim se decidir que spread teríamos que pagar.
Tínhamos a noção de que, com os bancos a avaliar muito por baixo nos dias que correm e com a casa no estado em que está, a avaliação podia escorregar. Ainda assim, tínhamos esperança de que andasse í volta de 150 mil.
Os actuais proprietários queriam 140 mil por ela e nós oferecemos 125, com um pedido de crédito de 115, pelo que uma avaliação de 150 nos deixaria confortáveis.
E confortáveis ficámos, com uma avaliação de 152.500 euros. Com um pedido de crédito de apenas 75% do valor da avaliação, desaparecem eventuais entraves ao mesmo e torna-se mais possível aceder ao spread de 0,8%, embora uma avaliação de 160 mil ajudasse mais no aspecto do spread.
Enfim, depois veremos. Agora o próximo passo: assinar a papelada no banco para dar andamento ao processo de crédito e depois, esperamos que em breve – marcação da escritura.
Parabéns. Eu estou quase na mesma situação, í espera do valor da avaliação para saber quanto tenho que pedir ao banco e qual o spread que vou ter… Espero que também seja avaliada por um valor acima, mas devo dizer que não estou muito confiante…
Obrigado.
Vais fazer a avaliação primeiro?
Nós pedimos o valor primeiro e depois ficámos í espera de ver se a avaliação nos era favorável. Mas sim… é mais arriscado.
Já fiz as simulações todas com um valor em mente. Agora tudo vai depender da avaliação. Se for abaixo do que estávamos í espera ainda há algum espaço de manobra, mas se for mesmo muito abaixo só se o proprietário baixar o preço da casa… A ver vamos
Pois, eu desta vez não estive com meias medidas e depois de ver a casa ofereci logo 15 mil menos do que pediam por ela.
O mercado está bom é para isso…. e quem quer vender têm mesmo de abrir os cordões á bolsa.
Não dês azar que ainda tenho uma para vender :-)
:) Já a podes pí´r á venda…. vais já começando a divulgar!
Pois, eu tenho que equilibrar as dificuldades actuais do mercado para os vendedores com a necessidade de ter um sítio para viver enquanto as obras da casa nova não ficam prontas.
Pequena dúvida: o valor da avaliação é com a casa as-is ou recai sobre como a casa irá ficar depois de obras feitas?
Não compreendi bem os critérios da avaliação. Creio que o estado da casa não conta muito, embora nos tenha sido sugerido que entregássemos o orçamento das obras para referência do avaliador, o que fizemos.
No entanto, se não me engano, a avaliação recai mais sobre as áreas e localização do que estado de conservação ou intenção de renovar.
Se houver por aí algum avaliador de imóveis, um esclarecimento seria útil, de facto.
a avaliação tem em conta o estado geral da casa, embora , regra geral , e para o vendedor, não compensa estar a gastar dinheiro em obras , pois o que ganha na avaliação é sempre inferior ao valor que vai gastar nas mesmas obras.
Isso é bom para mim, então, porque se a casa foi avaliada em 152 mil, numa altura em que as avaliações são feitas por baixo e a com a casa no estado em que está, então suponho que depois de a arranjar uma avaliação dará sempre um valor superior.
pedro , essa casa tem infiltrações ?
Sim, tem.
cuidado com isso na altura das obras. se forem devido a fissuras nas paredes externas vai ser uma carga de trabalhos para resolver isso de forma definitiva…
Pois, é precisamente uma das minhas grandes preocupações, já que parecem ser problemas de algeroz e até partilhados com o prédio do lado. Pelo que me disseram um dos problemas está resolvido por fora e só por dentro é que a senhora que lá vive nunca arranjou (não imaginas o estado daquilo…), mas não confiando muito, prefiro pensar que existem duas infiltrações que precisam de ser reparadas.
isso é fácil de ver se esta resolvido por fora ou não . Basta esperar que chova e fazer um buraco e ver se a parede esta húmida.
:) Boa! Beijos.
brigado mana!
Dude, por bem menos desse valor (125k + 50k) compravas um T2 com grandes areas, vista mar, piscina, vista mar, etc e novo aqui na Ericeira. Ha para aqui n a venda.
Err… portanto, por 175 mil euros compro uma casa de 3 assoalhadas, menos uma do que tenho agora e mais longe do emprego? :)
Thanks, but no thanks.
Nao, por 175k compravas um T3 bem fixe. O T2 era por bem menos, ainda te sobrava dinheiro para outra coisa qualquer.
Tens razao quanto a estar mais longe mas sao 40 minutos, se bem que as portagens estao um tudo nada caras. Ou 45 minutos de autocarro. Ok, o passe tambem e’ caro :|
Mas, ei, o emprego nao e’ tudo :)
Btw, eu nao me preocupava muito com aquelas infiltracoes, pelo menos as que puseste nas fotos, pelo aspecto ja secaram ha muito tempo pelo que nao te devem ter mentido, e’ uma questao de limpar e retocar, nada estrutural.
Boa sorte com a casa.
Epá, mas num T3 vivo agora e queria passar para um T4 pelo menos. Eu sei que há zonas mais baratas, mas sinceramente estou satisfeito com a casa que comprámos.
Além de que já temos o puto na escola em Almada e o resto da família vive cá, o que também são factores decisivos.
Damn, ainda nao e’ desta que arranjo alguem para boleia :)
:-)