Publicado em , por Pedro Couto e Santos
Fui para o Codebits de manhã cedo, no meu carrinho o que acabaria por me custar 20 euros em estacionamento, já que o único lugar que encontrei foi o parque pago do Centro de Congressos de Lisboa (antiga FIL). O parque fica a 1200 metros da LX Factory, o que se faz bem, embora a Cintiq não seja propriamente levezinha.
O espaço e está extremamente bem conseguido; sem dúvida muito mais interessante do que o que foi feito para a OFFF, recentemente, embora os dois eventos não se possam comparar em termos de tema e público, claro.
Como sabia que tinha necessidades um pouco especiais para a minha apresentação, comecei a sondar desde cedo como estavam as coisas e apercebi-me que ainda iria ter que falar com algumas pessoas para obter a segunda câmara (todos os palcos já tinham uma câmara, de frente, para gravação de todas as apresentações).
As pessoas do AV foram todas extremamente amigáveis e trataram de tudo sem problemas nenhuns. Mesmo tendo-me dito “depois dá-me um toque”, a verdade é que não precisei de dar toque a niguém, vieram sermpre ter comigo, no decorrer do dia, primeiro para me dizer que o tripé e os adaptadores já estavam no sítio, depois para me apresentar o operador de câmara, depois para perguntar se já estava na hora. Absolutamente impecáveis.
Depois do pessoal do SAPO BUS ter acabado a sua apresentação, levei uma mesa e uma cadeira do café para o palco, montei a Cintiq e o pessoal do AV montou a câmara, testou-se tudo e arrancou a apresentação.
Falei um pouco sobre cartoon, no geral e depois liguei a Wacom e comecei a desenhar. Nem tudo correu exactamente como eu queria, sobretudo porque queria fazer mirroring dos monitores para não ter que usar o Mac constantemente, mas, por qualquer razão, a Wacom não funciona em mirroring, o cursor foge para fora da área do écrã e torna-se inútil.
Peguei numa ideia para uma tira dos Especialistas que tive no início da semana e preparei o template, desenhei um pouco a lápis e depois um pouco a tinta; aproveitei ainda para mostrar como í s vezes fotografos pequenos esboços, usando o telemóvel, que depois passo por bluetooth para o Mac e uso como base para desenhar.
Causou-se alguma confusão í volta do Corel Painter: algumas pessoas pensavam que eu estava a usar o Corel PhotoPaint e outras, o MS Paint, mas mais tarde esclareci essas dúvidas.
Infelizmente, a hora passou bem mais rapidamente do que eu esperava e não tive tempo para começar a pintar, mas ainda assim, acho que foi um bom resumo de como eu faço um cartoon.
Depois de terminada a apresentação, levei o estaminé para o centro do espaço, onde estive a terminar o cartoon e a responder a dúvidas a alguns codebitters que passaram por lá para assistir e fazer perguntas.
Acho que correu extremamente bem e diverti-me. Preferia não ter montado o microfone de cabeça ao contrário, o que me causou alguns dissabores, mas não se pode ganhar sempre.
A modéstia (ou o adiantado da hora) impediu-te de dizeres que foi uma das apresentações mais concorridas.
:)
Pedro FTW :) Parabéns pela apresentação!
Só me faltou ver a parte que tinha mais curiosidade, a de colorir :(
E vai poder ver-se a tua performance online em algum lado?
Entretanto, se por acaso tiveres de voltar, deixa o carro no parque subterrâneo do Pingo Doce de Alcântara. Mais perto, e grátis ;)
E onde pode ver-se o resultado final? :)
Jonas, sinceramente não me apercebi que tinha sido assim tão concorrida, mas se dizes, melhor ainda :)
Rita: :-)
Isa: eu estive a colorir até í s 19:30, tal como avisei no fim da apresentação.
Patrícia: foi tudo gravado em vídeo, portanto é uma questão de tempo.
Parícia, BTW, obrigado pela dica do Pingo Doce, de facto fica a 470 metros da LXFactory, em vez de 1,2 km e se é grátis então… :-P
Pedro: haverá vídeo do evento e também pretendo dar uns toques nos slides e colocá-los no slideshare.
nice :) mal posso esperar para ver…
Eu estive lá e foi a única workshop que acabei por ver nestes dois dias. Foi muito giro e superou as minhas expectativas. Se puderes, coloca a tira que começaste a fazer aqui ou publica-a como uma das tiras dos especialistas.
:-) Obrigado.
A tira é mesmo para os Especialistas e só precisa de uns toques para ser posta online. Depois aviso.
…e eu não faço ideia quem eram a maioria das pessoas e como a minha referência são esses malditos mangavatares, não ajuda! :-)
Eu estava ao teu lado direito, em pé (camisola cinzenta, cachecol roxo :D) e tenho o cabelo preto encaracolado, pode ser que te lembre assim :) Se bem que o meu mangavatar não difere muito da versão carne e osso!
Hehe, my memory’s a blur. :-)