Querem ajudar-me a comprar um interface audio?

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Depois de muitos meses parados, chegou a altura de voltarmos í  nossa produção musical. Temos um microfone Behringer B-2 Pro ainda dentro da embalagem original, desde que o ofereci í  Dee no Natal, está prestes a fazer dois anos; o pré-amplificador para o dito ainda mal viu a luz do dia e os monitores de estúdio Fostex PM0.4 para pouco mais serviram do que eu ouvir música enquanto desenho os Especialistas ao fim de semana.

Claro que tudo parou por uma boa causa: o Tiago nasceu. Mas agora há um entrave que precisa de ser resolvido antes que possamos voltar í  carga: a minha Soundblaster morreu (finalmente!). Recuso-me a voltar a dar dinheiro í  Creative e portanto estou decidido a comprar um interface audio firewire. Tenho um orçamento até aos 300 euros e algumas ideias em mente.

Se houver por aí­ (sei que há), algumas almas caridosas que percebam disto e tenham experiência com algumas das minhas escolhas (ou outras), agradeço o vosso input.

Aqui ficam algumas das minhas escolhas, até agora:

Edirol FA66

M-Audio 410

Focusrite Saffire LE

Terratec Phase X24

T.C.Electronic Konnekt 8

Estes 5 são de fabricantes que conheço e têm história no mercado semi-pro e profissional de áudio e estão quase todos dentro do orçamento (o Terratec é um nadinha acima).

Se tiverem opiniões sobre algum deles ou mesmo sugestões de outro melhor ainda dentro do valor proposto, a gente agradece!

Tags

Deixar comentário. Permalink.

21 comentários a “Querem ajudar-me a comprar um interface audio?”

  1. Chichas says:

    Pode ser que te arranje em 2ª mao ou em 1ª a bons preços. Se quiseres apita que encaminho-te

  2. Eduardo says:

    Bom, depende mesmo do que queres fazer.

    Presumo que queiras a interface audio para gravar música no computador onde farás as misturas finais, efeitos, etc.

    Tive a mesma conversa com o Gamboa há tempos. Recomendei outro caminho totalmente diferente. Comprar um gravador multipistas portátil. A qualidade é fantástica, não tens de andar com o pc atrás para gravar, tens í  cabeça N efeitos, podes ter as entradas que quiseres, XLR, c/s phantom power, jack, the works.

    O que tenho em casa é o Boss BR-1600CD mas há mais e melhores opções hoje em dia. O Gamboa comprou um BR-600 salvo erro e tanto quanto sei, está muito satisfeito.

    A grande vantagem é que, no fim do dia, podes sempre pegar nas pistas gravadas e exportar para WAV e trabalhá-las no PC.

  3. Já travei conhecimento com o Boss do Gamboa, mas portabilidade para mim não é um grande plus: tenho tudo montado aqui í  volta do Nuendo. The Grand para pianos, BFD2 para baterias, mic, guitarras, baixo, teclados midi, etc.

    Além de que muita da minha instrumentação é feita no Reason, ou seja, teria que estar a sacar som do PC para o gravador portátil.

    Chichas: se calhar falamos sobre isso.

  4. kordump says:

    nao tou com vontade de andar a confirmar esta informação, portanto deve ser tomada com uma colher de chá mas aqui vai: tenho ideia que a m-audio é a unica que permite usar o protools fora de ambiente mac (protools mpowered) com todas as vantagens e desvantagens que isso poderá ter.

  5. A M-Audio foi recentemente comprada pela Digidesign, portanto têm hardware especí­fico, sim… os tais M-Powered.

  6. gamboa says:

    Confirmo o que o Eduardo disse. Foi Boss BR-600.

    Por acaso quando procurava um interface áudio desses, estava inclinado para o m-audio.

    Vi um anúncio dum em 2ª mão a 100 euros, contactei o gajo, mas já o tinha vendido. Novo, ficava bastante mais caro e foi melhor opção optar por aquele que comprei.

  7. Danger says:

    bem como já sabes tenho a 410 e estou mt satisfeito, demorei bué até a escolher mas depois de testes e afins foi a melhor escolha.

  8. Danger says:

    ops…esquece eu tenho a M-audio 1814 :P como sao praticamente “iguais” nem dei conta :P mas é a mesma coisa a unica cena que difere é mesmo as entradas/saidas

  9. Danger: pois, o M-Audio é o que está no topo da minha lista.

  10. Danger says:

    então depois falamos…talvez te consiga arranjar a 1814 pelo preço da 410 :) ou se kizeres a 410 + barata :)

  11. Visitante X says:

    Se precisas somente de duas entradas e duas saí­das em simultâneo, penso que uma solução USB 2.0 é suficiente.
    Eu pessalmente tenho uma UA-25 da Edirol, chega e sobra para usar em casa.
    Claro que para tocar ao vivo tem desvantagens, pois só tem duas saí­das e como tal, para controlar os ní­veis do som na mesa do técnico é praticamente impossí­vel, pois só saem dois canais.
    Para gravar mais do que dois canais em separado, e em simultâneo, obviamente, também não dá!

    • Netcalipo says:

      Boas,
      Visitante sabes-me dizer se a Edirol UA-25 é USB 1.0 ou 2.0?
      íˆ que não encontro essa informação em lado nenhum.

      E Pessoal
      Tambem ando indeciso em comprar uma placa de som para gravar em casa guitarra,baixo,teclado etc..
      Estou de olhos na tal Edirol…mas tambem tenho visto a EMU o4o4 …

      Qual a vossa opinião destas placas de som, ou dentro dos 300 euros alguma melhor?
      Quero USB e não firewire.

      Abraço

  12. Visitante, tenho algum receio que o USB seja mais susceptí­vel a problemas com ratos e teclados e afins.

    E para misturas “pesadas”, o USB aguenta-se? Montes de pistas, umas audio, outras MIDI e vários plugins, tudo alegremente a correr?

  13. Visitante X says:

    Em relação a problemas com ratos, teclados e outros aparelhómetros USB, falo de um interface USB 2, e até agora não tive problemas nenhuns.
    Tenho teclado e rato com fichas das “antigas” também para impedir isso.
    O mais que puxei pelo interface, foi algo do estilo, faixa stereo com reason através do rewire , seis faixas de bateria acústica, três faixas de baixo, quatro de guitarra, uma voz principal e quatro pistas de vozes de cí´ros, isto tudo a tocar em simultâneo, claro que a gravar, é duas de cada vez, e a bateria foi captada com um interface de oito canais.
    O meu “PC musical” é um celeron com 1Gb de ram e um disco SATA interno, e não tive penduranços até agora, a não ser de CPU (Celeron sucks).
    O software que uso para captação e mistura, é o Reaper (www.reaper.fm passo a pub), que é bastante levezinho, o que pesa mais são os plugins, mas mesmo assim, em algumas guitarras e baixos utilizo o AMPEG SVX e o Guitar Rig 3, e para as vozes e baterias, os reverbs e delays que vêm com o Reaper.
    Li também aí­ pela internet fora que o firewire será descontinuado, etc, mas são rumores, valem o que valem.
    Devido í  “placa” que tenho ser só de 4 canais (2 entrada e 2 saí­da em simultâneo) optei pelo interface USB pela universalidade, há computadores ainda (tenho alguns) que não têm firewire, se comprasse um interface com mais entradas e saí­das, e outras funcionalidades, aí­ iria para um firewire, por causa da latência usb vs. firewire, mas ia para algo num escalão realmente superior.

  14. Estive mais umas horas a investigar e estou a dar em doido. Não tenho firewire no PC, mas isso resolve-se com uma placa PCI com interface FW.

    Eu uso Reason também, para algumas coisas e Nuendo para tudo o resto. A latência preocupa-me porque é frustrante estar a tocar/cantar fora de tempo por haver um delay entre o som e o respectivo processamento.

  15. Visitante X says:

    E então, algumas decisões por esses lados?

  16. Estou muito inclinado para a Focusrite Saffire LE. Li excelentes reviews, especialmente no que toca a qualidade de som, preamps e software de routing.

    Como introduziste o assunto do USB 2.0, adiei a decisão para investigar essas hipóteses, mas entretanto imprimi o manual da Saffire que já li de ponta a ponta e fiquei bastante entusiasmado com o brinquedo.

  17. pro says:

    Importante:
    Asio2
    Para se ter monição directa e com isso nao ter problemas com a latencia.

    A Comparação destas placas é completamente impossivel por serem todas diferentes nas funçoes.

    Importante:
    Testar antes de Comprar, tenho cá varias compradas na musicstore e de varias marcas, que nao resultam num trabalho diario por terem muitas falhas. A unica que continua a trabalhar sem problemas tem varios anos é a placa NUENDO 96/52 num PC com HDs SCSI e com o win98.
    A verdade é que nada do que parece é, eu há muitos anos que ando a matar a cabeça e a fazer testes e cada vêz sei menos disto.
    Divirtam-se

  18. Pro: obrigado pelo teu input. Acabei por decidir-me pela Saffire LE, que deve estar a chegar. Quando a tiver farei uma crí­tica no blog.

  19. RubenC says:

    Boas pessoal

    Acabei de comprar a Focusrite Saffire 14 mas nao estou a conseguir configurar as colunas rokit rp5 .

    No mix Control parece que esta a ser reconhecido, mas o som nao se transmite para o exterior..

    Sera que e dos cabos ( XLR para JACK 1/4 ) e os que tenho a ligar .
    Alguem me pode ajudar ?

    Thank u

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram