Publicado em , por Pedro Couto e Santos
Depois de muitos meses parados, chegou a altura de voltarmos í nossa produção musical. Temos um microfone Behringer B-2 Pro ainda dentro da embalagem original, desde que o ofereci í Dee no Natal, está prestes a fazer dois anos; o pré-amplificador para o dito ainda mal viu a luz do dia e os monitores de estúdio Fostex PM0.4 para pouco mais serviram do que eu ouvir música enquanto desenho os Especialistas ao fim de semana.
Claro que tudo parou por uma boa causa: o Tiago nasceu. Mas agora há um entrave que precisa de ser resolvido antes que possamos voltar í carga: a minha Soundblaster morreu (finalmente!). Recuso-me a voltar a dar dinheiro í Creative e portanto estou decidido a comprar um interface audio firewire. Tenho um orçamento até aos 300 euros e algumas ideias em mente.
Se houver por aí (sei que há), algumas almas caridosas que percebam disto e tenham experiência com algumas das minhas escolhas (ou outras), agradeço o vosso input.
Aqui ficam algumas das minhas escolhas, até agora:
Estes 5 são de fabricantes que conheço e têm história no mercado semi-pro e profissional de áudio e estão quase todos dentro do orçamento (o Terratec é um nadinha acima).
Se tiverem opiniões sobre algum deles ou mesmo sugestões de outro melhor ainda dentro do valor proposto, a gente agradece!
Pode ser que te arranje em 2ª mao ou em 1ª a bons preços. Se quiseres apita que encaminho-te
Bom, depende mesmo do que queres fazer.
Presumo que queiras a interface audio para gravar música no computador onde farás as misturas finais, efeitos, etc.
Tive a mesma conversa com o Gamboa há tempos. Recomendei outro caminho totalmente diferente. Comprar um gravador multipistas portátil. A qualidade é fantástica, não tens de andar com o pc atrás para gravar, tens í cabeça N efeitos, podes ter as entradas que quiseres, XLR, c/s phantom power, jack, the works.
O que tenho em casa é o Boss BR-1600CD mas há mais e melhores opções hoje em dia. O Gamboa comprou um BR-600 salvo erro e tanto quanto sei, está muito satisfeito.
A grande vantagem é que, no fim do dia, podes sempre pegar nas pistas gravadas e exportar para WAV e trabalhá-las no PC.
Já travei conhecimento com o Boss do Gamboa, mas portabilidade para mim não é um grande plus: tenho tudo montado aqui í volta do Nuendo. The Grand para pianos, BFD2 para baterias, mic, guitarras, baixo, teclados midi, etc.
Além de que muita da minha instrumentação é feita no Reason, ou seja, teria que estar a sacar som do PC para o gravador portátil.
Chichas: se calhar falamos sobre isso.
nao tou com vontade de andar a confirmar esta informação, portanto deve ser tomada com uma colher de chá mas aqui vai: tenho ideia que a m-audio é a unica que permite usar o protools fora de ambiente mac (protools mpowered) com todas as vantagens e desvantagens que isso poderá ter.
A M-Audio foi recentemente comprada pela Digidesign, portanto têm hardware específico, sim… os tais M-Powered.
Confirmo o que o Eduardo disse. Foi Boss BR-600.
Por acaso quando procurava um interface áudio desses, estava inclinado para o m-audio.
Vi um anúncio dum em 2ª mão a 100 euros, contactei o gajo, mas já o tinha vendido. Novo, ficava bastante mais caro e foi melhor opção optar por aquele que comprei.
bem como já sabes tenho a 410 e estou mt satisfeito, demorei bué até a escolher mas depois de testes e afins foi a melhor escolha.
ops…esquece eu tenho a M-audio 1814 :P como sao praticamente “iguais” nem dei conta :P mas é a mesma coisa a unica cena que difere é mesmo as entradas/saidas
Danger: pois, o M-Audio é o que está no topo da minha lista.
então depois falamos…talvez te consiga arranjar a 1814 pelo preço da 410 :) ou se kizeres a 410 + barata :)
Se precisas somente de duas entradas e duas saídas em simultâneo, penso que uma solução USB 2.0 é suficiente.
Eu pessalmente tenho uma UA-25 da Edirol, chega e sobra para usar em casa.
Claro que para tocar ao vivo tem desvantagens, pois só tem duas saídas e como tal, para controlar os níveis do som na mesa do técnico é praticamente impossível, pois só saem dois canais.
Para gravar mais do que dois canais em separado, e em simultâneo, obviamente, também não dá!
Boas,
Visitante sabes-me dizer se a Edirol UA-25 é USB 1.0 ou 2.0?
íˆ que não encontro essa informação em lado nenhum.
E Pessoal
Tambem ando indeciso em comprar uma placa de som para gravar em casa guitarra,baixo,teclado etc..
Estou de olhos na tal Edirol…mas tambem tenho visto a EMU o4o4 …
Qual a vossa opinião destas placas de som, ou dentro dos 300 euros alguma melhor?
Quero USB e não firewire.
Abraço
Não te aconselho nada USB. Pessoal que conheço e que grava profissionalmente queixa-se e não é pouco de interfaces que usam USB.
Eu comprei a Focusrite Saffire LE (firewire) e estou muito satisfeito.
Visitante, tenho algum receio que o USB seja mais susceptível a problemas com ratos e teclados e afins.
E para misturas “pesadas”, o USB aguenta-se? Montes de pistas, umas audio, outras MIDI e vários plugins, tudo alegremente a correr?
Em relação a problemas com ratos, teclados e outros aparelhómetros USB, falo de um interface USB 2, e até agora não tive problemas nenhuns.
Tenho teclado e rato com fichas das “antigas” também para impedir isso.
O mais que puxei pelo interface, foi algo do estilo, faixa stereo com reason através do rewire , seis faixas de bateria acústica, três faixas de baixo, quatro de guitarra, uma voz principal e quatro pistas de vozes de cí´ros, isto tudo a tocar em simultâneo, claro que a gravar, é duas de cada vez, e a bateria foi captada com um interface de oito canais.
O meu “PC musical” é um celeron com 1Gb de ram e um disco SATA interno, e não tive penduranços até agora, a não ser de CPU (Celeron sucks).
O software que uso para captação e mistura, é o Reaper (www.reaper.fm passo a pub), que é bastante levezinho, o que pesa mais são os plugins, mas mesmo assim, em algumas guitarras e baixos utilizo o AMPEG SVX e o Guitar Rig 3, e para as vozes e baterias, os reverbs e delays que vêm com o Reaper.
Li também aí pela internet fora que o firewire será descontinuado, etc, mas são rumores, valem o que valem.
Devido í “placa” que tenho ser só de 4 canais (2 entrada e 2 saída em simultâneo) optei pelo interface USB pela universalidade, há computadores ainda (tenho alguns) que não têm firewire, se comprasse um interface com mais entradas e saídas, e outras funcionalidades, aí iria para um firewire, por causa da latência usb vs. firewire, mas ia para algo num escalão realmente superior.
Estive mais umas horas a investigar e estou a dar em doido. Não tenho firewire no PC, mas isso resolve-se com uma placa PCI com interface FW.
Eu uso Reason também, para algumas coisas e Nuendo para tudo o resto. A latência preocupa-me porque é frustrante estar a tocar/cantar fora de tempo por haver um delay entre o som e o respectivo processamento.
E então, algumas decisões por esses lados?
Estou muito inclinado para a Focusrite Saffire LE. Li excelentes reviews, especialmente no que toca a qualidade de som, preamps e software de routing.
Como introduziste o assunto do USB 2.0, adiei a decisão para investigar essas hipóteses, mas entretanto imprimi o manual da Saffire que já li de ponta a ponta e fiquei bastante entusiasmado com o brinquedo.
Importante:
Asio2
Para se ter monição directa e com isso nao ter problemas com a latencia.
A Comparação destas placas é completamente impossivel por serem todas diferentes nas funçoes.
Importante:
Testar antes de Comprar, tenho cá varias compradas na musicstore e de varias marcas, que nao resultam num trabalho diario por terem muitas falhas. A unica que continua a trabalhar sem problemas tem varios anos é a placa NUENDO 96/52 num PC com HDs SCSI e com o win98.
A verdade é que nada do que parece é, eu há muitos anos que ando a matar a cabeça e a fazer testes e cada vêz sei menos disto.
Divirtam-se
Pro: obrigado pelo teu input. Acabei por decidir-me pela Saffire LE, que deve estar a chegar. Quando a tiver farei uma crítica no blog.
Boas pessoal
Acabei de comprar a Focusrite Saffire 14 mas nao estou a conseguir configurar as colunas rokit rp5 .
No mix Control parece que esta a ser reconhecido, mas o som nao se transmite para o exterior..
Sera que e dos cabos ( XLR para JACK 1/4 ) e os que tenho a ligar .
Alguem me pode ajudar ?
Thank u