Publicado em , por Pedro Couto e Santos
Mais um treino, mais um pequeno passo.
Hoje o treino foi inteiramente dedicado í s matérias de exame dos diversos níveis. No segundo nível treinámos a sequência de trabalho de potência (gong li quan) e depois formas de combate. O treino correu-me bem, embora ainda com grande dificuldade em manter a energia constante durante as duas horas.
Na sequência ainda tenho erros básicos a corrigir, embora já tenha re-aprendido os movimentos todos. E de pensar que há dois anos atrás estava quase preparado para exame.
O único problema que tive – além do cansaço e baixa resistência física – foi uma azia atroz (melhor que uma azia atrás, suponho…), que me correu o estí´mago durante a segunda metade do treino e ainda agora me incomoda. A cortar do lanche pré-treino: leite com chocolate e palmier recheado (confesso que não foi muito inteligente, de facto).
isso parece-me mais masoquismo qualificado.
O eventual sofrimento físico não é minimamente significativo comparado com a satisfação retirada da actividade.
Enviei um mail í Dee há umas semanas a perguntar qual era o site por onde pedia os registos e enviam para casa (sobre a árvore genealógica), mas ainda não respondeu.
Eu gostaria, se fosse possível, que me indicasse qual era o site, porque descobri um em que se paga 500 euros por 5 gerações.. e isto é um roubo absoluto.
Se puder dizer-me qual é.. agradeço muito!
500 euros por 5 gerações não é nada mau… pesquisar genealogia dá muito trabalho, sobretudo se a família vem de fora das grandes cidades.
Os registos vêm das conservatórias dos registos civis…
pois, o melhor deve mesmo ser lá ir.
pensava que havia um site fantástico..
mas obrigada na mesma!
Hmmmnnn,… “leite com chocolate e palmier recheado” é tão bom! Acho o lanche delicioso e perfeitamente aceitável! Porém para estí´magos sensíveis talvez seja demais antes de uma sessão de “masoquismo qualificado”.
Uma peça de fruta e um sumo? Umas torradas? Que tal uma feijoada í transmontana?
Gnoveva: podes ir a um site, sim: ao portal do cidadão. É como a loja do cidadão, mas online e por lá podes pedir certidões sem teres que te deslocar. http://www.portaldocidadao.pt
Tony: acho que a feijoada í transmontana é mesmo a minha melhor escolha, até porque tenho achado o meu vómito post-treino muito deslavado. O que achas de duas alheiras fritas e uma caneca de super-bock? Melhor ainda, não?
ahhh… era isso que me faltava! thanks. :P
Macaco.
Correndo o risco de ser demasiado sério, que é o que eu sou normalmente, aqui vai um conselho para os vómitos e diarreias.
O teu problema é o excesso de energia Fogo (podes ver mais coisas sobre isso na Net em sites sobre Feng Shui).
A solução é fortaleceres as energias Terra (para escoar o Fogo), ígua (para controlares o Fogo) e já agora Metal (para fazer circular da Terra para a ígua).
Isto pode parecer muito complicado mas resume-se facilmente:
– corta no café, alcoól e no açúcar (tudo o que te dê energia rápida, monossacarídeos e dissacarídeos – fruta inclusive)
– troca isso por um pedaço de arroz integral bem cozido (1 hora) e bem mastigado (50 a 100 vezes)
– experimenta jejum de 2-3 horas antes do treino
– chá é melhor que cerveja
Isto é só um starter, o resto é contigo.
Realmente seria um fascinante tema do “Men’s Health” edição de Junho 2006: o que comer antes de um treino para ter um vómito de primeira categoria.
“Duas alheiras fritas e uma caneca de super-bock” seria a escolha ideal para os dias de Agosto, como ainda estamos em Maio, voto num cozido í portuguesa regado com um bom vinho tinto porém só consumido 30 minutos antes do treino, e de preferência de condicionamento físico com muitos exercícios aeróbicos (bem fermentado)!!
Alex, isso é tudo muito bonito e muito new age. É fácil dizer: corta no café, álcool e açúcar, ou como diriam os Monty Python: o sentido da vida é ser simpático para os outros e evitar as gorduras em excesso.
Jejum antes do treino era precisamente o que me estava a fazer vomitar a água que ingeria durante o mesmo, quando comecei a lanchar duas horas antes do exercício, melhorei significativamente a minha resistência.
E quanto ao chá ser melhor que a cerveja, não te parece outra afirmação óbvia?
Eu acho que a cultura chinesa é uma coisa a respeitar e algo que nós, no ocidente, nem conseguimos começar a compreender. Aliás, acredito que a maioria dos chineses modernos não têm um décimo do conhecimento da sua própria cultura que tinham, digamos, 5 ou 10 gerações atrás.
Hoje em dia é cada vez mais comum, no ocidente, pegar em conceitos que soam bem de culturas milenares e esparramá-los em conselhos new-age que não servem para nada.
Não me leves a mal, mas simplesmente acho que a cultura milenar dos chineses merece mais respeito.
Tony: Vómito de vinho tinto é das coisas mais lindas que se podem ver. Não só tem uma bela cor, como tem um cheiro particularmente enjoativo. Mas dos melhores vómitos que já tive, foi uma bela noite, em miúdo, que vomitei 5 ou 6 vezes, algumas no chão, a caminho da casa de banho e o que tinha eu comido?
Ervilhas guisadas!
Pedro
Os conselhos rápidos que te dei, até funcionam se os experimentares.
Sobre o respeito pela cultura chinesa, tenho que te dizer que respeito todas as culturas (entre outras coisas sou antropólogo).
Os conselhos foram rápidos mas não foram dados de ânimo leve. Eu estudo, pratico e ensino medicinas orientais desde 1982. Dou massagens Shiatsu e aplico Moxa para debelar uma série de maleitas, dei aulas de Tai Chi Chuan, aqui em Almada, depois de ter praticado durante 12 anos. E conheço bem o efeito dos alimentos no corpo, pois para além de ter estudado Macrobiótica aqui e na Suiça, uso esse tipo de alimentação há quase 25 anos.
O jejum a que me refiro é exectamente de 2-3 horas antes do treino.
Se muitos dos conselhos te parecem ser de senso-comum, ainda bem: significa que tens um bom senso comum.
O chá é melhor que a cerveja no teu caso, para deixares de vomitar nos treinos. Mas há muitos outros casos em que a cerveja é melhor que o chá.
E quanto í new age, sempre detestei modas novas.
Alex, como disse: “não me leves a mal”, com isso queria dizer que não tenho noção qual o teu conhecimento do assunto e portanto o meu comentário era generalista.
Não é difícil dizer a alguém para cortar no café, álcool e açúcar… e já agora, no tabaco ;-). Mas se de facto conheces o assunto aprofundadamente, tens o meu respeito.
Já agora: com quem treinaste taijiquan?
Treinei TaiChi com um tipo português, António Brito. Ele ensina no Instituto Macrobiótico de Portugal (IMP), na R. Anchieta em Lisboa. Alguma vez ouviste falar dele?
O que eu gosto na cultura e medicina chinesa é o facto de não haver venenos ou proibições absolutas. O que é mau para umas pessoas pode ser bom para outras. O café, o alcoól e o tabaco podem ser usados como medicamentos.
O Francisco Varatojo (o director do IMP) receitou-me whisky, aqui há uns anos numa altura em que eu andava bruto. É claro que os efeitos desta “receita” são apenas momentâneos, o ideal é usar uma solução de longo prazo.
Mas para perceberes porque é que no teu caso devem ser usados com parcimónia, aqui vai uma explicação.
Tu nasceste em 1973, um ano Fogo (explosivo). O Café é extremamente Fogo. O alcoól também é Fogo (e é também Madeira se for fermentado – como a cerveja e o vinho).
Por outro lado, o Intestino Grosso (IG) é Metal. Metal é a energia oposta ao Fogo: é uma energia contractiva e compactadora.
Como parece óbvio, o Fogo derrete o Metal, rouba-lhe a capacidade de retenção e compactação, e por isso torna difícil a rentenção do quilo (o bolo alimentar quando chega ao IG). As coisas passam a correr pelo IG, quando deveriam aí ficar durante horas a perder água. O IG deveria compactar o quilo e não consegue.
Os vómitos são diferentes, mas a causa é a mesma. O estí´mago é Terra. Terra é a energia descendente que cria a terra a partir dos sedimentos, poeiras, resultado do Fogo. Portanto o Fogo ajuda a Terra (é por isso que se fazem queimadas). No entanto, demasiado Fogo (explosivo – energia em todas as direcções) sobrepõe-se í força descendente da Terra e í capacidade que o estí´mago tem em reter os alimentos e enviá-los para o intestino delgado.
Portanto, se quiseres tomar conta da empresa, falar e ser ouvido por toda a gente a toda a hora, bebe café (mesmo que tenhas que ir í casa de banho 4 vezes por dia). Se queres treinar sem vomitar, evita-o.
Se seguisses os conselhos do Alex nem sabes o bem que te fazia…
(Falo por experiência própria.)
Ó pá – ao menos experimenta, eu nem digo um mês, mas durante 2 semanas.
Até passas a dormir melhor.
Epá, para começar, eu não bebo tanto álcool como isso. Isto significa que passa í vontade uma semana sem que eu beba uma gota.
E depois, ao fim de duas semanas sem café a única coisa que eu teria seria uma dor de cabeça fenomenal :)
Consegui abandonar o vício do café em cerca de 3 semanas, se não me engano. Ia cortando todos os dias. Durante uns dias 2 bicas/dia; depois mais uns dias a beber uma bica por dia.
Meia-bica.
Meia-meia-bica, lol.
Não é impossível. E podes obter a cafeína em outras fontes mais saudáveis: chá verde (também “bate”, lolol).
A gente nem se apercebe como a comida pode ser um veneno para o nosso corpo.
Depois do café se conseguisses eliminar o açúcar, epá, isso é que era uma grande mudança. Se és naturalmente deprimido – o açúcar ainda Ajuda mais. Eliminando-o de repente – ficas bem.
Mas não vou pregar mais :p
Bom – boa sorte.
Eu sei que tu tens razão. Mas daí até mudar… custa.