Nachos rapidos para nií±os!
Publicado em , por Pedro Couto e Santos
O Tiago andava a pedir-me para lhe fazer tacos há algum tempo, mas como não consegui comprar tortilhas no Pingo Doce, decidi improvisar, fazendo nachos, com resultados dignos de celebração: ele comeu e pediu mais e durante o dia foi várias vezes perguntando se podia comer ao jantar novamente.
A este improviso chamei “nachos rapidos para nií±os” (ler com entoação mexicana, por favor), e é assim:
Ingredientes
- 500 g de carne de vaca picada
- 1 cebola pequena
- óleo, azeite ou margarina, conforme o gosto
- 100 g de polpa de tomate (1/2 pacote dos pequenos)
- 150 g de tiras de bacon
- 150 g de mozzarella ralado
- Sal grosso
- Oregãos secos
- 1 pacote de Doritos Tex-Mex (ou os vossos favoritos)
Preparação dos Nachos
Primeiro, piquei a cebola com a faca e pus a alourar em óleo (de cí´co), enquanto isso, cortei o bacon em pedacinhos e pus numa frigideira fritar.
Quando a cebola já estava translúcida, coloquei a carne picada e fui desfazendo com uma colher até ficar bem solta. Depois juntei algum (pouco) sal, o meio pacote de polpa de tomate e uma pitada de óregãos. Mexi bem e deixei em lume médio uns dez minutos. Entretanto, fui mexendo o bacon até estar tostadinho qb e liguei o forno para 220 graus.
Finalmente, despejei um pacote de Doritos no fundo de um pyrex, cobri com a carne picada, depois com o bacon e finalmente com o mozzarella ralado e pus no forno.
Quinze minutos mais tarde, o queijo estava todo derretido e tostadinho por cima, foi só tirar do forno e comer, acompanhado de uma saladinha.
Uma excelente variação deste prato é cobrir tudo com pico de gallo, que é uma salada mexicana com tomate, cebola, alho e coentros, partidos pequeninos e temperado com sumo de lima e azeite. É estupidamente simples de fazer e delicioso, sobretudo por criar um contraste entre o frio da salada (convém deixar no frigorífico antes de servir) e o quente dos nachos. Enjoy!