Augúrios
Publicado em , por Pedro Couto e Santos
Esta noite sonhei que estava num enorme pavilhão desportivo, a abarrotar de pessoas. Para representar Portugal, fui chamado ao centro do dito, onde se deslocou também Angela Merkel.
A Chanceler alemã colocou-se dentro de uma cerca, de onde seria juíza da minha prova. Eu, ia preparado para fazer umas flexões em representação do meu país.
Quando me aproximei, fui surpreendido, a Angela não me mandou fazer o que tinha treinado e era esperado que tivesse que fazer, em vez disso, para espanto geral da audiência e meu pânico, exigiu-me “jumping jacks on the floor”. Eu estava confuso, ela também; eu olhava em redor, já a suar, ela consultava os outros juízes: ninguém sabia bem o que era o exercício e ela estava a ver se tinha o nome certo.
Finalmente, lá me explicou o que pretendia: de bruços, empranchado, devia fazer flexões, saltando, a cada uma, de mãos e pés e aterrando alternadamente com os ditos juntos e afastados, tipo “X”.
Um exercício dificílimo.
Enquanto o fazia, suando profusamente e sentindo os braços desfazer-se, Merkel soltava gargalhadas maléficas e exigia-me: “Mehr! Mehr! Mehr!” (O que, pelo menos o meu sonho, era alemão correcto).
Terminei, finalmente e fui rodeado de compatriotas com toalhas e água. Colapsei no chão sem saber o resultado da minha prestação… Teria sido suficiente para salvar o país?