Publicado em , por Pedro Couto e Santos
Na semana passada decidi fazer um lombo com farinheira, por sugestão da Marta, lá no SAPO e como ficou bom e me pediram a receita, aqui vai.
Os ingredientes que usei foram:
É muito simples. Basta pegar numa faca estreita e comprida e furar o lombo, longitudinalmente, de um lado ao outro. Depois, tira-se a pele í farinheira e enfia-se no buraco, de um lado ao outro. Eu parti a farinheira ao meio e enfiei cada metade de um dos lados. Fecha-se as pontas do lombo com palitos para a farinheira não sair para fora durante a cozedura.
Aquece-se o forno a 180 graus e deita-se um bocado de massa de pimentão, duas colheres de chá de sal, uma pitada de pimenta preta, duas ou três folhas de louro e três dentes de alho com casca para dentro de um almofariz e esmigalha-se e mistura-se tudo bem.
Na ausência de almofariz, pode deitar-se tudo numa tigela e desfazer com um garfo e misturar bem. Depois barra-se o lombo com a mistura, usando as mãos, tendo o cuidado de que fique tudo coberto de ambos os lados.
Coloca-se o lombo no centro de um tabuleiro de ir ao forno e rega-se com Whiskey, de forma a que o lombo fiquei bem molhado e sobre líquido suficiente para cobrir o fundo do tabuleiro que deve ser pouco maior que o lombo. Finalmente, põe-se margarina em cima da carne e leva-se ao forno durante uma hora a hora e meia, até estar bem dourarinho.
Na ausência de Whiskey ou não querendo gastar líquido tão precioso desta forma, vinho branco também é aceitável, embora o resultado final seja necessariamente diferente.
Espero que gostem, aqui fica a foto.