Distracções
Publicado em , por Pedro Couto e Santos
A Apple e a Samsung têm negócios conjuntos, nomeadamente na produção de hardware dos coreanos para os americanos.
Há algum tempo, a Apple processou a Samsung, por infracção de patentes e esta, por sua vez, contra-processou a primeira mais ou menos pelas mesmas razões.
Esta semana, a Apple ganhou o processo em tribunal e a Samsung promete retaliar.
O plano é perfeito. A Apple e a Samsung acabam de se afirmar como as duas grandes marcas de smartphones e tablets no mercado. Os fãs da Apple ficaram mais fãs ainda, porque podem apoiar-se na decisão do tribunal para provar que a Samsung copiou os seus dispositivos preferidos enquanto que os fãs da Samsung se apoiarão na injustiça do sistema de patentes americano e reforçarão a ideia de que a Apple é facínora e se inspira noutros incólume enquanto impede em tribunal que terceiros se inspirem em si.
O mercado fica ainda mais marcadamente dividido entre iDevices e a família Galaxy. Para ajudar í festa, não há jornal, site e revista que não exiba, em destaque, magníficas fotos de um iPhone ao lado de um Galaxy para ilustrar um artigo sobre o assunto.
Os outros fabricantes dissolvem-se no ruído de fundo. LG, Nokia, Sony, HTC, RIM, é como se não existissem.
A Apple e a Samsung saem ambas reforçadas e cada uma reforça a sua posição de mercado e afirmam-se como “as” escolhas para quem quer este tipo de dispositivo, deixando os outros nas covas. E tudo isto com dezenas de milhar de palavras em publicações da especialidade e da generalidade: marketing grátis.
Genial e imbatível.
Eu, que já fiz a minha escolha há uns tempos, fico aqui a comer pipocas, já que nem um nem outro me pagam para vender os seus produtos.