Rushfit

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Comecei esta semana um novo programa de exercí­cio doméstico.

Chama-se Rushfit e é um programa, em ví­deo, para fazer em casa, com o nome do Georges St. Pierre, que também aparece nos ví­deos a treinar com o seu treinador, Erik Owings, autor do programa.

O Georges é um lutador de MMA (mixed martial arts), canadiano, com uma carreira de 22 vitórias e 2 derrotas, enfim, um fulano que está mesmo bem posicionado para ser a cara de um programa de treino em ví­deo. É o caso, com o Rushfit – ‘Rush’ é a alcunha do GSP.

Ainda só fiz 3 ví­deos, mas posso já dizer que estou a gostar mais do que do P90X que fiz no ano passado.

Se o P90X é simples e requer muito pouco equipamento, o Rushfit requer ainda menos. O primeiro dura 3 meses, com um ví­deo para cada dia da semana, pede halteres, barra de elevações, tapete, bloco de yoga e uma cadeira; o segundo dura dois meses, tem três programas (iniciado, intermédio e avançado), permitindo o primeiro que se façam apenas 3 a 4 ví­deos por semana, intercalados com qualquer forma de cardio que se queira e, no limite, pede apenas um par de halteres, embora eu também use tapete, nalguns exercí­cios.

Os treinos do Rushfit também são mais curtos, durando 45 minutos, embora, com aquecimento e arrefecimento, acabe por se levar uma hora e são compostos de blocos de 5 a 10 minutos de exercí­cios intensos, com pausas de 30 segundos de descanso entre eles.

Como exemplo, a primeira semana do programa para iniciados é:

  • Dia 1: ví­deo de força e endurance
  • Dia 2: cardio
  • Dia 3: ví­deo de força abdominal e core
  • Dia 4: cardio + ví­deo de alongamentos e flexibilidade
  • Dia 5: ví­deo de condicionamento para luta
  • Dia 6: cardio + ví­deo de equilí­brio e agilidade
  • Dia 7: descanso

Como se vê, em último caso, o programa pode ser simplificado usando apenas o dia 1, 3 e 5 – ou seja, 3 ví­deos “mais puxados”. Ou pode seguir-se uma versão intermédia, com os 3 dias de ví­deo, mais os 3 dias de cardio, mas eliminando os ví­deos de flexibilidade e agilidade, ou, finalmente, fazer-se o programa completo conforme apresentado acima.

Digo que se podem fazer estas adaptações, porque me parecem lógicas, não porque tal venha referido no guia de treino.

Quanto ao cardio, o programa deixa em aberto o exercí­cio que cada um deseje fazer, desde que se cumpra o tempo, que é meia-hora apenas, passando a 40 minutos ao fim de um mês e a intensidade, que deve ser  média, ou seja a 70-80% do ritmo cardí­aco máximo para a idade.

Antes de começar, deve fazer-se o ví­deo de ‘assessment’ para depois podermos verificar os nosos resultados. Este ví­deo, que está disponí­vel no site e podem fazer já, consta de 4 exercí­cios apenas e durante um minuto para cada um, devemos tentar fazer o máximo de repetições possí­vel. O descanso é mí­nimo, entre rounds.

Os meus resultados foram:

  • 55 agachamentos
  • 31 flexões
  • 30 sit-ups
  • 9 burpees

Como referência, o George faz, respectivamente: 75, 57, 55 e 22.

Para fazer este treino, comprei um par de halteres de 5 kg, da Reebok, que tive a sorte de encontrar na SportZone, já que, geralmente, é difí­cil encontrar pesos de mão acima de 3 kg.

Para já, tendo feito 3 dos principais ví­deos, os 5 kg chegam perfeitamente.

Finalmente, como são os ví­deos? Bom, podem contar com agachamentos a diversos ângulos, flexões, saltos, socos, pontapés e joelhadas, mudanças de plano (ie, levantar e baixar), trocas de pernas, situps diversos e, basicamente, uma mistura de movimentos isométricos e dinâmicos, com algumas coisas mais explosivas, alguns movimentos complicados de apanhar, mas não muitos e uma dose adequada de movimentos compostos (o DVD de condicionamento de luta, por exemplo, está cheio de combinações de passos, socos, pontapés, joelhadas e mudanças de plano).

Fiquei extremamente mal disposto depois do assessment e depois do primeiro dia. Mas entretanto, tenho-me levantado í s 6 e comido algo antes de treinar e não voltei a sentir-me mal. Pelo contrário, estou a chegar ao fim da primeira semana e sinto-me muito bem e com vontade de continuar.

Tags

Deixar comentário. Permalink.

8 comentários a “Rushfit”

  1. Boas,

    Fiquei foi sem perceber uma coisa, estás a seguir apenas 1 DVD? Se sim qual?

    Thanks

  2. Michel says:

    Vou começar esse treino daqui duas semanas.
    Irei tentar o intermediario visto que ja faço musculação há 3 anos.
    Nao me parece aqueles treinos milagroso de ganhar 20kg de musculos em 8 semanas, visto que o foco é melhorar o cardio,resistencia e definiçao de musculos.

  3. Johnnata says:

    Olá, você concluiu o treino? oq achou dele? você fez somente o treino ou aliou a academia? muitas perguntas ….haahaha abraços

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram