SXSW, dia 2 – Talks and parties

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Sexta-feira, dia 12, foi quando efectivamente começou o SXSW Interactive. Depois de devolvermos o carro, fomos para o Austin Convention Center e passámos algum tempo pelos corredores a tentar apanhar a onda do sí­tio.

P3120018

Às duas começaram as sessões. No primeiro dia marquei três: “Beauty in webdesign” do Cennydd Bowles, “Get Stoked on Web Typography” da Samantha Warren e “Simple Steps to Great Web Design” do Matthew Smith.

Infelizmente esta última foi interrompida por um alarme de incêndio e tivemos que evacuar o edifí­cio, o que foi pena porque estava a gostar da onda do Matthew Smith, embora ele tenha feito questão de dizer que adorava o pai, o filho e o espí­rito santo e que não aceitava ser chamado Matt, tinha que ser Matthew.

Estas primeiras palestras de design, integradas numa espécie de workshop contí­nua, focaram-se sobretudo em temas de estética na web, algo que me parece neglicenciado em nome de demasiado “tecnicismo”. Insiste-se muito na pesquisa, na lógica, na ordem, usabilidade, acessibilidade, user testing, focus grouping… tudo coisas importantes, sem dúvida, mas que se calhar têm dominado demasiado o panorama do web design nos últimos tempos em detrimento das preocupações estéticas.

Como dizia o Cennydd Bowles a web é um underachiever visual: os sites que mais nos marcam, aqueles que existem há mais tempo e que têm mais utilizadores estão longe de poderem ser considerados bonitos por aí­ além e dificilmente ficarão na memória colectiva como por exemplo, um logo memorável, um poster famoso ou uma grande capa de um LP.

É claro que existe uma diferença fundamental: a web é feita para ser usada interactivamente, mas talvez seja possí­vel obter um bom equilibrio entre útil, usável e apelativo e bonito.

A Samantha Warren mostrou como as “novas” tecnologias (que já são antigas, mas começam agora a despertar), de webfonts podem fazer uma diferença significativa no aspecto visual de um site e fez um apelo que, para mim, acabou por ser a parte mais importante da sua talk: os web designers precisam de começar a inspirar-se noutros sí­tios e não apenas na web. O que acaba por acontecer é que estamos num loop de inspiração e que quebrá-lo pode ser um passo importante na melhoria da variedade visual da web.

Tenho pena que a palestra do Matthew Smith tenha sido interrompida porque, como artista plástico tornado web designer, creio que teria algo de interessante a acrescentar í  discussão sobre estética na web.

Depois das workshops fomos para 6th street. Apanhámos o bar aberto no Six Lounge, depois comemos um chili dog delicioso no Frank e finalmente fomos para a festa da UStream no Phoenix, onde acabámos por assistir aos Gym Class Heroes ao vivo.

P3120042

A banda era muito boa, a música um misto de rock e hip hop bastante enérgico e divertido. Infelizmente, como esperado, a música de estúdio deles não chega aos pés da performance que vimos ao vivo onde, claramente, se sentem mais í  vontade e são bastante mais enérgicos, com um som mais agressivo.

P3120030

Pelo meio de tudo isto tivemos algumas conversas interessantes com algumas pessoas, mas não é especialmente fácil fazer networking nas festas do SXSW onde a música normalmente é bombada a volumes desaconselhados a tí­sicos tornando a conversa difí­cil de manter.

Depois da festa da UStream demos uma volta pela baixa, onde porta sim, porta não, tocava música, sobretudo blues.

As festas são animadas, os copos são í  borla e a música nunca pára, o que me parece ser o principal atractivo de Austin já que, para ser sincero, a cidade é um bocado mnhé.

Tags

Deixar comentário. Permalink.

7 comentários a “SXSW, dia 2 – Talks and parties”

  1. Tia Babinha says:

    Aproveita tudo!!!!!!!!!!!!!!!
    E se poderes compra-me um chapéu á JR, se for baratinho claro, porque nós vivemos num paí­s muuuiiiiito pequenino e estamos com uma graaande crise!

    Beijoquinhas

  2. Nelson says:

    Olha, essas conferências parecem estar a ter piada. E bares é com fartura, já percebemos :). Quando é que é mesmo a entrega dos óscares?

  3. Nelson says:

    Eh! e parabéns ao Tiago! ;)

  4. Danger says:

    bla bla bla bla bla……. os copos são í  borla …..bla bla bla bla ;)

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram