Publicado em , por Pedro Couto e Santos
Hoje a Dee foi í consulta das 15 semanas e eu, como habitualmente, fui com ela.
Está tudo normal e nada de especial foi assinalado. Continua a ser emocionante ver a rápida ecografia que o médico faz para confirmar a vitalidade do feto (é tentador chamar-lhe bebé…), mas as minhas expectativas serão sempre afectadas pelo passado… por enquanto, aguardamos.
Até porque o próximo passo é de certa forma arriscado: uma amniocentese. Não é a primeira e essa, no tempo do Alex, correu bem; infelizmente acabou por ser indiferente.
O exame é indicado pela idade da grávida estar acima dos 35 anos, aumentando ligeiramente o risco de malformações cromossómicas. Estamos confiantes, até porque a ecografia não mostrou sinais de preocupação, mas preferimos ter a certeza (daquilo que se pode ter a certeza, claro).
Correndo tudo bem com a amnio e sendo os resultados bons, ficaremos também a saber o sexo e podem parar todos de ficar nervosos sobre se é ou não uma menina.
A mim não me importa e quando me perguntam ansiosamente se sei o que é, já só respondo: “um ser humano, tanto quanto sei…”