Publicado em , por Pedro Couto e Santos
Falei no teste de Sheridan no último post e estava convencido que era uma coisa mais ou menos do conhecimento comum; í s vezes esqueço-me que nem toda a gente tem pais médicos do SNS.
Estas são as perguntas que o médico de família faz para tentar perceber se a criança está a desenvolver-se normalmente. Na primeira página vai das 4 semanas a 1 ano, na a segunda página, para o mesmo período, em vez dos desenvolvimentos listam-se os sinais de alarme (como “não fixa nem segue objectos”), e finalmente, na terceira página, são listados os desenvolvimentos básicos até aos 5 anos.
Resolvi digitalizar e disponibilizar o teste aqui em PDF, mas por favor nunca se armem em peritos com uma coisa destas. Não se ponham a dar conselhos a amigos, nem tentem tirar conclusões vossas sobre os vossos filhos. Esse é o papel do médico de família ou do pediatra. Este teste encontra-se sob diversas versões, online, portanto não é nenhum segredo de Estado, mas eu só o disponibilizo enquanto não aparecer por aqui nenhum maluco a achar que o filho é isto ou aquilo por causa de algo que leu no PDF.
Ao mínimo sinal de malucos… acaba-se o pão para os ditos.
Dito, isto, podem fazer download do PDF, alegremente: Teste de Sheridan (PDF ~2 MB)
Para os mais interessados, consultem também o livro “From Birth to Five Years”, da própria Mary Sheridan. É barato e encontra-se em qualquer livraria (ou até mesmo na Internet)…
Obrigado!
Agradeço o facto de ter partilhado esse documento, realmente estava a precisar dele para um trabalho, portanto obrigada :)
só gostava de acrescentar que não são apenas os médicos e pediatras que podem aplicar o Teste de Mary Sheridan, também enfermeiros, educadores de infância, psicólogos e muitos outros profissionais que tenham formação na área do desenvolvimento infantil podem aplicá-lo.
Bam haja novamente pelo documento, é muito importante :)
Ainda bem que foi útil e obrigado pela informação adicional.
Boa tarde. É possível fazer o Teste de Sheridan sem os instrumentos?
É um teste que se baseia na observação da criança, não necessita de nenhuns instrumentos em particular.