Publicado em , por Pedro Couto e Santos
Ontem decidimos que estava na altura de tirar a grade da cama do Tiago e de manhã fomos í Toys’r’us comprar uma barreira da Jane daquelas que se metem por baixo do colchão, mesmo só para eles não cairem da cama abaixo.
O Tiago nem pestanejou e está agora a dormir a sua segunda noite na “cama nova”. Quando o fui buscar ao quarto hoje de manhã, porém, estava sentado na cama, como habitualmente, í espera que alguém o tirasse de lá; quando lhe expliquei que podia descer sozinho, lá veio ele todo contente.
O puto está cada vez mais fantástico. Hoje esteve a ver o Top Gear comigo e quando aparecia uma imagem do Tornado onde o Clarkson seguia a todo o vapor, ele fazia sempre “oooo-oooo, tch tch tch”, tal como a locomotiva.
Usa cada vez mais palavras, mas as onomatopeias e interjeições continuam a mercer a sua preferência, como o som do combóio ou o famoso “uf-uf” para cão (como no inglês, ‘woof’). Sou grande fã dos seus “Uau!”, “boa!” e “oh-oh!”.
Os gatos fazem um elaborado “miaaaaaauuuuu”, patos e sapos soam semelhantes com um “uâaan uâaan” mais ou menos gutural conforme se é batráquio ou marreco e os ovinos e caprinos fazem um “meeeé” sempre acompanhado de tremores corporais para ajudar ao vibrato.
Recentemente retomou o seu extenso vocabulário inglês com o “bye-bye” que já tinha aprendido há muito tempo e ainda hoje se despediu da mãe assim: “bye-bye, mamã!”; há pouco tempo extendeu ainda mais o dito vocabulário com um “yes!” mais bem pronunciado que o “shim” em português.
Ao fim de dois anos e quase quatro meses, posso afirmar sem sombra de dúvida que o meu filho é um assombro; um gozão, sempre com um sorrisinho malandro, sempre aos pinotes, sempre a puxar a malta para brincadeira, a cantar a quinta do Beethoven no tom certo e tudo, a comer pizza praticamente sem se sujar e a brincar com os seus combóios.
“…Hoje esteve a ver o Top Gear comigo …”
Fico sempre comovida quando vejo pais a cuidarem de dar a educação correcta as crianças logo desde pequeninas … quando o Tiago disser “The Stig” não te esqueças de partilhar :)
(um small disclaimer: não há um pingo de ironia neste meu post)
Desde muito pequeno que o Tiago vê o Top Gear e acho que cada vez vai achando mais piada. Estava o Clarkson a levantar fumo com o Lotus Evora e o Tiago: “oh-oh!”
Olá
Qual foi a barreira para cama que compraram? É que das que tenho visto todas têm 140cm, e o berço só tem 120 cm.. há uma da Jané branca de 90 cm.. foi essa? e fica “bonita” quando colocada?.. É que tem um ar antiquado :-( tipo cama de ferro branca.
Obrigada
Sim, foi de facto a da Jané que comprámos e sim… é bastante feia.
Mas não a usamos. Comprámos a cama Mammut da Ikea e ele está a dormir sem barreira e – até agora – sem problemas.
Ok. Na mesma altura deste post também tirei a grade do berço mas pus no chão um puff gigante e ele acordava todas as noites no puff de madrugada lá iamos nós deita-lo na cama até que pus novamente a grade pois ele rebola muito. Também gosto da cama Mammut mas só tem mais 10 cm que o berço.. achei que se calhar não ia ser muito diferente..
Mas obrigada pela resposta.
Lisete, a cama Mammut tem mais meio metro e não apenas mais 10 cm. O berço tinha 120 cm e a cama tem 170 cm (160 de colchão).
Estava a falar da largura, o berço tem 60 cm e a mammut 70.. ao rebolar cai na mesma :-)
ah bom, sim, isso é verdade. Mas curiosamente, o Tiago ainda não caiu… e ele costuma mexer-se muito na cama. Acho que o facto da Mammut ainda ter umas beiras de madeira depois do colchão deve ajudar.