Publicado em , por Pedro Couto e Santos
…é o Benfica, toda a gente sabe isso. Mais uma prova? Uma equipa qualquer do Norte venceu hoje o campeonato pela quarta vez consecutiva. Quatro de seguida, nos últimos quatro anos.
Querem saber como estão os festejos aqui por onde vivo?
Zero.
Tentem agora imaginar o que seria se fosse o Benfica tetracampeão.
Bem, se calhar se o Benfica fosse tetracampeão (lol, que bela piada) os festejos na zona onde vivo seriam zero — ao passo que hoje estão ao rubro.
Puro engano. Quando o Benfica vence, festeja o país inteiro (e até outros países), vai por mim que sou médico.
Que bom para si, suponho que assim esteja com muito menos trabalho…?
Menos trabalho?
Não disse que era médico…? O facto de saber que o país inteiro festejaria no caso do SLB ser campeão não tinha que ver com o facto de ser médico?
Hehehe, temos um claro problema de comunicação. :-)
Acho que o único problema é o sr. não estar interessado em comunicar com ninguém que não partilhe da sua opinião ;-)
(e, esqueci-me de mencionar, é óbvio para mim que não é médico ;) )
Oh Catarina, não me trates por senhor pá! Sinto-me velho assim!
Quando é que eu não quis comunicar? Farto-me de comunicar, todos os dias! É o que eu mais faço e normalmente com pessoas que não partilham a minha opinião (é que eu não papo grupos e na generalidade, a minha opinião difere da maioria).
E é evidente que não sou médico… essa é uma frase de um filme antigo…
Não lhe chamei velho, “sr.” é uma forma cordata de tratar pessoas que têm mais alguns anos que nós — pelo menos, foi assim que me ensinaram.
Em relação a comunicar, acho que não me fiz entender. É que o Pedro, se calhar com alguma ironia patente claro, não parece muito disponível a aceitar factos contrários í s suas ‘teorias’, para usar o seu termo. E não apresenta propriamente argumentos verificáveis, usa antes formulações como “vai por mim” ou “toda a gente sabe”.
Não me leve a mal. É verdade que não sou benfiquista, mas nem sou dada a futebóis. Aprendi o que era um fora de jogo por pressão familiar, e ainda hoje raramente acompanho um jogo do início ao fim. Só achei graça ao seu argumento “é obvio que o maior é o benfica porque aqui ninguém está a comemorar o tetra do Porto”, de tão não-argumento que é ;-)
e os cantigos deles em que falam do nosso clube? eles lá no fundo são benfiquistas, mas são como os putos por birra mas só por birra dizem ser do outro clube.
Sem dúvida. Isso vai de encontro í minha Lei Universal do Benfiquismo que diz: “o mundo divide-se em dois: as pessoas que são do Benfica e as que ainda não admitiram a si mesmas que são do Benfica”.
Não vive para os lados de Setubal, pois não? É que por lá os festejos podem ser mal interpretados… ;)
E sim, o meu coração só tem a tal unica cor: azul-e-branco! ;)
É verdade… O Benfica tem muitos mais adeptos, muitos mais sócios, gasta muito dinheiro em transferências.. etc etc…
Ainda assim, desde que nasci (1991) não me lembro de ver o Benfica ser campeão! Até no hóquei hoje foi derrotado pelo Porto que se prepara para ser campeão pela nona vez consecutiva…
É pena para os Benfiquistas que a quantidade não valha tanto como a qualidade!
Porto campeão!!!
Andas distraído, o Benfica foi campeão de futebol em 2005 (e em 91, curiosamente, o ano em que nasceste!). E tem sido campeão noutras modalidades, assim como tem nas suas fileiras a Vanessa Fernandes e a Telma Monteiro.
PS, ah, o Benfica também foi campeão em futebol em 94.
Ora bem, vou tentar imaginar como seria o Benfica tetracampeão…
(…)
Desculpa, tentei durante vários longos minutos e não consigo imaginar o Benfica tetracampeão. Não sei, talvez porque nunca o foi na sua história… Mas o pior é que nem sequer consigo imaginar o Benfica campeão daqui a 1 ano, quanto mais tetra. Um abraço sincero para ti.
Olha, mas o Porto precisa destes tetras e coisas assim, porque Benfica continua a ter 31 campeonatos ganhos e o Porto 25. É preciso recuperar terreno.
E um grande abraço para ti também!
Tetracampeão não sei, não consigo imaginar. Quando o Benfica foi campeão em 2005, nos Aliados houve uns apitos tímidos e umas escaramuças com Super Dragões lá em baixo na Praça da Liberdade. Até o Boavista juntou mais gente nos festejos quando foi campeão. (É de lembrar que o Benfica se sagrou campeão no Bessa, por isso a festa devia ter sido aqui no Porto).
Não que isso de alguma forma limite a visão fantasista e grandiosa que enche a alma benfiquista. À falta de troféus, sempre vai forrando o estí´mago…
Pois claro, mas o Porto não é uma nação? Então se calhar precisavam era de independência e criar um paízinho e tal… e aí o Porto era campeão sempre!
Nós não somos Mouros e não sei que mais?
Onde tu vives ? Na Amadora ? Deviam estar agora todos ao tiros. :-D
Almada.
@ Sérgio Carvalho
e onde viu isso? na TV? é que eu estive no Bessa nessa dia e sei bem a confusão que foi em todo o Porto….
se calhar o Sérgio já estava a dormir a essa hora…
O problema do diz que disse é que só sabe quem lá esteve e pode dizer o que bem entender. :-)
Eu ontem estava em Almada, que é onde vivo, que é onde quando o Benfica foi campeão há 4 anos, parecia que a cidade vinha abaixo (e já agora, até quando o Sporting foi campeão há uns anos, houve grande festa). Aí eu tenho a certeza que ontem não houve festejos aqui. Ouvi uma buzinadela e mais nada.
Agora como foi no Porto em 2005, não sei… não estava lá, mas custa-me a crer que não tenha havido nada. Até alguns portuenses já me têm dito que há mais Benfiquistas no Porto do que portistas, mas não sei, nunca lá estive.
Confusão em todo o Porto é quando, antigamente, se enchiam os Aliados com gente até não caber mais, ou quando como agora, se enche a Alameda do Dragão até cá acima. Nesse ano, por mero acaso, passei nos aliados de carro. O trânsito estava perfeitamente fluído. Não digo que não houvesse benfiquistas a festejar, ou não tivesse sido o jogo final cá, mas muito longe do cenário que a mitologia refere. Só me lembro porque depois apareceu nos jornais a referência í s cenas de pancadaria, e eu na altura fiquei com a sensação que só podia ter sido um encontro marcado entre claques, porque não havia multidão que chegasse para porrada espontânea.
ah… e por falar em records há um que ninguém tira ao Porto – o maior nº de anos sem ganhar o campeonato (claro que se excluirmos o Belenenses, o Guimarães, o Setubal, o Paços de Ferreira, o Maritimo, o Trofense, etc…)
Ah é?
Esta coisa das hegemonias tem um problema: não duram para sempre.
Tanto quanto consegui investigar, o FCP teve um período de 15 anos sem ganhar o campeonato e depois outros de 18 anos. Acho que os lagartos também tiveram um período de 18 anos.
Creio que o período “seco” mais longo do Benfica foi de 11 anos, entre a vitória em 93/94 e a de 2004/2005.
Eu não sei nada disto de cor, hein? Ando í procura :-)
Isto do porto ser campeão é quase como fazer anos: todos os anos, uma vez por ano!! e tal como os aniversários, tem piada é quando se é criança ;-)
Afinal, nos ultimos 20 anos, já lá vão 14…. :-D
E quantos deles ganhos í conta de corrup… ooops… nisso não se pode falar, é verdade. Esqueçam o que eu quase que disse. :-X
Isso é desculpa de mau pagador. Para mal do futebol Português, basta usar um referencial de avaliação externo, como os jogos europeus, para ver que o FCP está vários furos acima da concorrência. Faz este exercício de imaginação: Manchester United – Benfica: Iam apanhar mais ou menos do que quando jogaram em Vigo?
Mesmo usando um referencial interno, é preciso dizer que o caso do apito dourado foi uma vergonha para o ministério público. Uma acusação presa por arames, baseada num testemunho, digamos, não idóneo (para ser simpático), propagandeada aos quatro ventos, para conseguir uma condenação pública antes da dos tribunais. Aparentemente, junto da massa benfiquista funciona. Ainda bem. Enquanto olharem para o FCP, não vêm o que se passa em casa.
Oh Sérgio, achas mesmo que tenho paciência para aturar essa conversa? Se achas, não percebeste o meu post, nem me percebes a mim e não vale a pena discutirmos porque já sei que não vamos passar disso.
Futebol é uma coisa menor na minha vida, tenho bem mais com que me preocupar. Só me interessa se me divertir e, honestamente, gajos que se levam todos demasiado a sério não me divertem. Prefiro aqueles portistas que conheço que sabem mandar umas bocas bem esgalhadas e a malta diverte-se í conta disso. Infelizmente, são poucos… há bem mais que levam isto a sério e que têm sempre a estatística toda na cabeça e relatam casos e acontecimentos e datas.
Sabes que mais? Durando o futebol mais 100 anos, tempos hão-de vir em que o Porto vai estar outra vez 15 anos sem ganhar nada, nessa altura pode ser o Sporting o constante vencedor, ou talvez o Benfica, ou o Olhanense, não sei, nem me interessa, mas o mais certo é que virá a acontecer.
Portanto… relaxa lá. E quanto a um Benfica vs Man United, o resultado seria obviamente 15-0!
@Catarina – este comentário já não cabe nos 10 níveis de nesting do WordPress -, não sei que idade tens (por favor para de me tratar por Sr.), mas eu já percebi que existem alguns absolutos na vida. São coisas em que podemos acreditar e gastar o nosso tempo í vontade que não vem daí mal ao mundo.
É claro que o Benfica é o maior. Não há discussão. E eu não sou daqueles Benfiquistas que dão os parabéns ao adversário. Não, isso para mim não tem nada a ver com futebol, assim não tem piada.
Para mim, o FCP nem existe (merece estar na III Distrital, quanto muito) e o Sporting é um bando de coitadinhos queixinhas.
É assim que, para mim, vale a pena viver esta palhaçada que é o futebol. E, de preferência, sempre com um sorriso. Senão teria que levar tudo isto a sério e aí ia deprimir-me certamente.
(Se reparou, já o tratei por Pedro, não se ofenda ;-) Não acho nada que seja velho; eu também não sei que idade tem, nem deve ter muitos mais que eu (eu tenho 22), mas aquela coisa de ter uma família nuclear e filhos, sabe como é.)
Já percebi que não vale a pena argumentar.
Não deixa de ser engraçada essa sua visão: ou seja, não admite que mais nenhum clube seja melhor que o glorioso SLB, mas ao mesmo tempo acha que isso é uma forma leve e descontraída de levar as coisas.
Honestamente, falha-me qualquer coisa — nem quando tento fazer o paralelismo com outras coisas que não o futebol e que são importantes para mim consigo acompanhar a ideia.
Mas pronto, lá diria a minha avó, “são feitios”. E enquanto não invadir a liberdade alheia, acho que é livre de acreditar no que quiser ;)
P.S. Se me permite, os parabéns pelo Tiago; a verdade é que foi basicamente por causa dele que cheguei aqui.
Tenho 35, bom… daqui a 30 dias passo a ter 36, mas vá, agarro-me aos 35 mais umas semanas.
Se quisermos fazer paralelismo, é fácil: tenho determinadas ideias sobre religião e não existe qualquer necessidade de discutir comigo sobre o assunto. Eu sei que tenho razão. E não mudarei de ideias.
É claro que para mim que o Benfica é o maior, o que queres que diga? Que afinal não é? Que estou enganado? Não estou. Não só emocionalmente estou certo como e estatística (ainda) está do meu lado, o Benfica continua a ter mais sócios, mais adeptos, mais vitórias, mais História e mais troféus.
Quanto ao Tiago, absolutamente de acordo. Ele é sensacional!
Genial ver o Pedro a esgrimir argumentos um verdadeiro Benfiquista. Acaba por ser o reflexo daquilo que dizes e que também eu defendo: só existem 2 clubes, o Benfica e os outros. Aguentaste-te muito bem, Pedro. Pena que só tenha chegado a esta discussão agora.
Mas para que se saiba, ontem o FóCudePorCo foi eliminado do campeonato nacional de Basket, e por quem: Benfica.
Ontem foi um dos dias em que me dei conta do papel que a comunicação social e as tecnologias de informação e comunicação têm actualmente: é que aqui pelo Algarve, que é quase na ífrica do Sul segundo os portistas, também ninguém fez salsifré. Aqui os as Benfiquistas também são em maior número, reflexo de qualidade de vida e carácter em grau elevado :)
Sou portista desde sempre e não me custa admitir que o benfica é o clube com maior número de adeptos em Portugal, agora toda esta discussão atrás, apenas me fez lembrar um episódio que se passou sexta, dois amigos meus discutiam sobre o sporting ser melhor e o benfica ser assim e assado. Eu olhava e ria sozinho e ontem estive numa grande festa em que não preciso imaginar para saber como é.
Podemos ser poucos adeptos, mas sabemos o que é festejar titulos europeus e mundiais em pleno séc. XXI.
Podia continuar por aqui a alimentar estas discussões que parecem ser aquelas dos putos a medir as pilinhas a ver quem a tem maior, mas contra factos não há argumentos, e se são felizes por serem mais não sou eu quem lhes vai tirar essa alegria, tal como já não me tiram aquela que tive ontem.
Claramente, ainda não percebeste.
Não somos felizes por sermos mais. Somos felizes por sermos Benfiquistas.
Eu sei, não consegues compreender, mas não faz mal, eu também não consigo compreender o que há de bom em ser portista. Não é fácil entender isto? Eu acho que é. :-)
Bah. Assim entramos no domínio da religião, cada um fica com o seu dogma, e qualquer discussão é uma seca.
Vá, fica uma bicicleta para cada um, que uma discussão destas só se pode mesmo ter regada com um bom tinto alentejano…
Nisso concordo, um bom tinto e uma boa alheira assada era o ideal para terminar esta discussão…
Mas não é preciso! Podemos discutir ad infinitum, é precisamente essa a piada disto.
Com tinto fica ainda com mais piada.
Cada um é livre de ser feliz com aquilo que gosta. Vou dar um exemplo do que é ser portista então. Ve aqueles alunos que estão entre a negativa e a positiva, se tiverem um 10 todos ficam contentes, esse é o vosso caso como clube, nós como alunos não direi de 20 mas de 19, somos obrigados a manter sempre esse nível.
Outro exemplo da diferença, qualquer equipa portuguesa ao jogar com uma das equipas de topo europeia, onde estamos incluidos quer os restantes portugueses gostem ou não, pensa sempre que uma derrota por menos de dois é bom e um empate é óptimo, nós como adeptos exigimos í equipa que ganhe qualquer jogo contra qualquer equipa.
Mas ó LP… isso é o que é ser Benfiquista, tens tudo trocado.
A diferença é que para ti, ser Portista é isso… há uns anos (escassos), para mim ser Benfiquista é isso desde 1904.
É por isso que tanta putalhada é do Porto… nasceram nestes 20 anos, mas os clubes têm isso, vezes cinco, de existência.
Passa lá para cá o tinto… mas Alentejano, vinhos do Douro caem-me mal.