Publicado em , por Pedro Couto e Santos
Agora que já dei umas voltas no Logitech Driving Force GT montado no Wheelstand Pro já vos posso dizer o que acho deste suporte para volantes fabricado na Polónia (imagem de http://www.wheelstandpro.com/).
Antes de mais nada fiquei impressionado com a embalagem. Para ser sincero, esperava algo com o dobro… o dobro do peso e o dobro do tamanho.
Na altura não sabia se isso era bom ou mau… seria instável?
A embalagem contém o Wheelstand, instruções e ferramentas necessárias para ajustar as porcas. E não precisa de mais nada.
A montagem é rapidíssima e depois de se colocar a mesa onde o volante aperta na posição desejada e de prender a dita com uma porca, todas as peças que é preciso ajustar daí para a frente são-no por via de uns apertos ao estilo de bicicletas como este que se pode ver aqui ao lado (imagem de http://www.diytrade.com/).
Basicamente, a ‘coluna da direcção’ é ajustável em altura e ângulo em relação ao chão e até agora, não senti necessidade de mais nenhum ajuste.
O volante prende-se com os seus próprios apertos de plástico í ‘mesa’ de metal do stand e fica bastante bem fixo, mesmo apertado í mão.
Os pedais assentam simplesmente nas barras horizontais do WSP, usando umas mangas de borracha para dar atrito adicional.
Até agora, não senti necessidade de prender os pedais de outra forma e mesmo para guardar o stand, a coisa aguenta-se.
Mas vamos ao essencial: a condução.
Já tinha aqui escrito que o Driving Force GT é excelente e eu tinha conduzido com aquilo preso a uma mesa que praticamente me obrigava a usar uma das mãos para a manter no sítio.
Com o Wheelstand Pro a coisa melhora por um factor de x (sendo x aqui um número qualquer í vossa escolha). Em suma, é muito melhor.
Ou seja, o Wheelstand Pro aguenta-se e bem ao forte feedback do DFGT, aguenta-se quando damos esticões ao volante, aguenta-se quando é preciso contrariar o ForceFeedback para corrigir a traseira de um Nissan GT-R a 250 km/h.
Depois de umas boas horas a jogar com o volante montado no WSP ainda só precisei de o reajustar uma vez, porque deslizou muito ligeiramente no meu chão de madeira e nunca precisei de reajustar os pedais que, apesar de apenas pousados nas barras, não se mexem, mesmo quando os trato mais violentamente.
Não sei conduzir com o método de ponta-tacão, portanto não sei se os pedais mexerão nesse caso, mas o que não faltam são métodos para os prender, se assim for (basta puxar pela cabeça).
No fim de uma sessão, basta-me dobrar o braço para cima dos pedais (como se vê na foto no início do post), e o stand está pronto para encostar a um canto até í próxima corrida. As mesmas borrachas que o impedem de deslizar no chão, fazem com que seja fácil mantê-lo encostado a uma parede, mesmo que quase na vertical.
Não tenho dúvidas que foi uma excelente compra e promete muitas horas de diversão, sobretudo se a Polyphony Digital se dignar a, finalmente, lançar o GranTurismo 5 este ano, com os 600 carros, 95 pistas, construtor de pistas e formação de clubes e equipas de corrida online.
> com os 600 carros, 95 pistas, construtor de pistas
> e formação de clubes e equipas de corrida online
E claro (drum roll) vehicle damage… Oops, maybe not. :-) (pequena maldade)
Pois… terá? Não terá? Já ouvi rumores para os dois lados… eu cá acho que faz falta, de facto.
Aproveita, Pedro, enquanto o Tiago ainda não quer jogar… Depois é mais complicado :D
Eu estou desejoso que ele comece a jogar, nem que tenha que comprar um segundo volante para jogar com ele :-)
Ya! Faz imensa falta! ;o)
Um simulador ultra realista sem damage não vai com nada!
Bem, a única vantagem é que neste momento podemos bater nos outros para corrigir a nossa trajectória (mas não acho que seja muito realista a física da coisa).
PS: controlar um Nissan GT-R? pfffuf, compra o Mercedes SL e vê o que é dificuldade controlar (com os assistentes todos desligados e force feedback no máximo :oP)
By the way, acho que o G25 tem um force feedback mais fraco do que o Driving Force Pro!
Hugz,
Luís
Lixado, lixado é o Ferrari F40!
O FF do G25 é mais fraco? Isso é estranho, estava convencido que era ainda mais forte.
PS: conduzo sempre com o FF em 10, modo simulation, driving physics em professional e com todas as ajudas desligadas excepto a driving line.