Saga, saga, mais um post sobre a saga

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Quem vem aqui com mais regularidade já sabe de que saga falo: a canalização da minha casa. Seja o esgoto que se rompeu na cozinha, seja a chaminé entupida ou a infiltração para a vizinha de baixo, há meses a fio que a canalização desta casa nos dá água pelas barbas, bad pun intended.

Da última vez que falámos com a vizinha de baixo ficou razoavelmente assente que já não havia infiltração e que haveria, quanto muito, alguma humidade residual. Ela concordou em deixar passar uns meses e depois, ao bom estilo de ser humano leal e amigável que aparenta ser, começou a queixar-se quase imediatamente ao novo administrador do prédio, nas nossas costas.

Continuada a insistência já sabiamos que iamos acabar aqui: a Dee ligou para a seguradora e colocámos o problema todo nas mãos deles. Hoje veio um canalizador fazer ‘pesquisa’ e, depois de remover a nossa banheira novamente (aquela que págamos 900 euros para instalar), descobriu que a ligação da sanita ao esgoto do prédio estava, efectivamente, com uma pequena fuga.

Passou então í  reparação: tapar a fuga com um bocadinho de silicone.

Eu não sou canalizador e estou longe de ser entendido em canos, mas, honestamente, um bocadinho de silicone num cano que há meses que está a infiltrar para os dois andares inferiores pareceu-me, vá lá, conservador.

E era. Claro.

Quando cheguei a casa, a Dee foi-me mostrar como estava aquilo e bastou-lhe passar um dedo no cano para o dito voltar molhado. Ergo, nada está reparado.

Mas, menos mau, o problema está identificado! Resta-nos esperar que alguém efectivamente o repare de forma eficaz, para que depois alguém possa fechar o buraco, voltar a colocar a banheira e podermos, novamente, ter usufruto da nossa casa de banho e talvez, quiçá, por esta merda de casa í  venda!

Um Comentário

Tags

Maratona para pais

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Uma maratona, trocado por miúdos, é duas horas a correr. Logo, ir com o Tiago ao Fórum é uma maratona.

Como já vem sendo hábito, está um tempo porreiro ou aceitável durante a semana e uma trampa no Sábado e no Domingo. Até já sabemos como é: por volta de quinta-feira, há sempre um gajo lá no escritório que diz: ‘o tempo vai piorar no fim de semana’. Já nem ligamos; aproxima-se Junho e o iní­cio do Verão e chove todos os fins de semana.

Como estava de chuva, fomos ao Fórum, pois claro. Há-de haver outras coisas para fazer fora de casa, mas debaixo de tecto, mas a mim apetecia-me comer um gelado. Fomos í  Ice it e trouxemos três gelados: um para o Tiago, um para o Tiago e outro para o Tiago.

Claro que exagero, mas o puto controlou os gelados da malta toda enquanto rapava o fundo ao seu copo com uma bola de chocolate.

Depois fomos í  Fnac.

O Tiago sempre detestou entrar em lojas e a Fnac não era excepção, mas hoje a coisa foi diferente. Delirou com a loja, sobretudo com a possibilidade de correr í  volta das estantes. Sempre entusiasmadí­ssimo, gritando alarvemente e tentando empurrar-me para que me fosse embora. Eu, claro, sempre atrás dele para ter a certeza que não atirava um escaparate qualquer ao chão.

Foi extremamente cansativo, mas divertido como o caraças.

Voltámos para casa debaixo de uma carga de água diluviana que eu não me lembro de ter visto sequer durante o Inverno. O Tiago aterrou e esteve a jantar já completamente rebentado. Tomou banho e li-lhe um dos novos livros que lhe comprámos (foi isso que fomos fazer í  Fnac).

Quem precisa de Sol, quando temos putos?

11 Comentários

Tags

SAPO Sessions—Tipografia

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Na passada quarta-feira participei em mais uma SAPO Session, desta vez sob o tema ‘design’. Durante a primeira sessão que fiz, sobre CSS, apercebi-me que muitas das pessoas não sabiam qual era a diferença entre letras com e sem serifa e que mais pessoas ainda não sabiam o que era um em.

Acabei, então, por propor uma sessão sobre tipografia, achando que podia partilhar algum do meu conhecimento sobre o assunto, encaixando precisamente no espí­rito das SAPO Sessions.

Acho que mais uma vez, a sessão correu bem. Foi um trabalho desgraçado para preparar tudo, conseguir falar do que queria e não usar muito mais que os 45 minutos que me eram desitnados (usei 58). Pessoalmente, deu-me muito mais gozo preparar a sessão de tipografia do que a de CSS. Honestamente, estou um bocado farto de CSS e HTML e quejandos, enquanto que as velhas bases do design gráfico me estão a entusiasmar novamente muito mais.

Para já, aqui ficam os slides da apresentação; em breve haverá ví­deo.

10 Comentários

Tags

Tiago maestro

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Ontem í  noite, depois de jantar, estava a por música na sala e quando escolhi o concerto para piano número um em si bemol menor do Tchaikovsky, o Tiago esticou o dedo e começou a ‘dirigir a orquestra’.

Não consegui melhor que um ví­deo manhoso com o k610i, mas vale a pena, acho eu (mas eu sou suspeito).

6 Comentários

Tags

Exercí­cio matinal

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Já há muitos anos que tenho panca por exercí­cio fí­sico e, embora nunca tenha sido daqueles obsessivos que praticam modalidades com marca registada, sempre andei na órbita de ginásios e/ou exercí­cio doméstico.

Estas coisas vão e vêm em ondas, conforme o tempo livre—que é pouco—e têm tendência para ter pouca consistência. Toda a gente sabe, ou se não sabe é porque anda distraí­do, que os ginásios vivem dos trêsmesistas… isto é, pessoas que se inscrevem, pagam, depois vão três meses e desistem.

Comigo, a coisa não varia. Fiz musculação no Ginásio Clube do Sul durante oito anos; havia semanas que ia todos os dias, outras em que não punha lá os pés. Havia dias em que não saí­a de lá enquanto não vomitasse o pequeno almoço, outras em que ao fim de meia hora me fartava.

Depois juntei-me í  YMAA em Almada e pratiquei artes marciais durante uns anos, até deixar de conseguir lá ir. Como geralmente chego a casa í s oito da noite e os treinos começam í s oito da noite, não é preciso muita matemática para perceber porque é complicado ir.

Ainda houve ali uma altura em que chegava a casa e ia para um ginásio lá ao pé, mas depois do Tiago nascer a coisa deixou mesmo de ser possí­vel. Trata-se de uma escolha entre estar um pouco com o meu filho ou sair de casa para ir encher ou treinar kungfu e, honestamente, por muito que goste de kungfu e de ferro, prefiro o Tiago.

Finalmente, o exexrcí­cio doméstico. Temos uma passadeira eléctrica bastante potente, mesmo no meio da nossa sala e durante uns meses valentes usámo-la com regularidade. Mas hoje em dia, nem isso.

Nem isso e eu já estava a ficar com o bicho outra vez. Precisava de arranjar algo para fazer. Tinha que ser algo realmente rápido e fácil de fazer em pouco espaço. Eficiência acima de tudo. Foi por isso que escolhi uma série de exercí­cios matinais, feitos mesmo ali ao lado da cama, logo de manhã.

Entra o 300.

O famoso filme de Zack Snyder, baseado na BD de Frank Miller em que o Gerard Butler e os seus companheiros aparecem não só musculados como brutalmente ‘secos’, isto é, com muito pouca gordurinha por cima da musculatura.

O pessoal que se intressa por essas coisas ficou imediatamente interessado em qual seria o regime de treino destes actores. Como é óbvio, não havia grande segredo: comeram uma dieta especí­fica e treinaram que nem cavalos. Não existe mais segredo nenhum para perder gordura e ganhar músculo: comer uma dieta correcta, equilibrada em termos de gorduras, hidratos de carbono e proteí­na; várias refeições espaçadas durante o dia, muita água, etc. Depois, fazer exercí­cio adequado í  capacidade fí­sica de cada um: uma parte de treino cardiovascular, uma parte de treino de força.

Não existe magia nisto. O que existiu foi muita dedicação da parte dos actores para cumprirem o programa puxado que lhes foi imposto.

O que existiu foi uma prova final que poucos dos actores conseguiram superar e que ganhou fama por essas interwebs fora e que acabou por ganhar o nome de ‘300 training’ ou ‘spartan training’. Basta uma pesquisa no Youtube para encontrar as mais variadí­ssimas versões desta prova.

É de notar que isto não é o treino que os actores usaram… esse foi bem mais longo e variado. Mas esta tal prova final é um desafio interessante e que dá uma óptima rotina de exercí­cio que se pode adaptar para ser feita no nosso tempo e espaço, sem grande stress.

A ideia é, basicamente, completar um total de 300 repetições de exercí­cios diferentes, em relativamente pouco tempo. Portanto está-se sempre a bulir, com o ritmo cardí­aco alto, enquanto se fazem exercí­cios de força. Fun.

O original é assim (perdoem-me os nomes em inglês, mas em contrapartida ofereço links para ví­deos dos exercí­cios):

25x Elevações
50x ‘Deadlifts‘ com 60 kg
50x Flexões
50x Saltos para uma caixa de 60 cm
50x ‘Floor Wiper‘ com 60 kg
50x Levantamentos de ‘kettlebell’ com 16 kg
25x Elevações

Como isto é brutal e eu não tenho pesos nem onde fazer elevações, tinha que me adaptar de duas formas: arranjar exercí­cios que não requeressem equipamento e descobrir uma maneira de ‘começar devagarinho’. Desenhei então a seguinte rotina:

Flexões
Agachamentos
Leg tucks
Dips
Flexões mãos juntas
Lunges (cada perna)
Crunches
Calf raises
Flexões braços abertos
Situps

Fácil: consigo fazer tudo isto usando o chão, a cama e o roupeiro, portanto a parte do material está resolvida. Quanto í  parte da intensidade, resolve-se também facilmente.

São dez exercí­cios, o que é porreiro como base. Começando-se com apenas três repetições por exercí­cio, qualquer pessoa deve conseguir completar esta rotina. São 30 repetições no total.

Depois, ao fim de cada semana, podemos acrescentar mais 30 flexões ao total. Portanto, na primeira semana, 30—ou 3 por exercí­cio; na segunda semana, 60—ou 6 por exercí­cio; depois 90—9 por exercí­cio e por aí­ fora, até, eventualmente, atingir 30 por exercí­cio—300 no total.

Sou fanático por este tipo de organização lógica :-P

Ainda por cima, isto dá 10 semanas de exercí­cio, o que dá um objectivo bem definido no tempo que até dá para ir riscando no calendário.

Comecei hoje a fazer 12 reps por exercí­cio e faz-se perfeitamente bem, logo de manhã, antes do duche… até ajuda a acordar!

4 Comentários

Tags

Saga, saga, mais um post sobre a saga

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Quem vem aqui com mais regularidade já sabe de que saga falo: a canalização da minha casa. Seja o esgoto que se rompeu na cozinha, seja a chaminé entupida ou a infiltração para a vizinha de baixo, há meses a fio que a canalização desta casa nos dá água pelas barbas, bad pun intended. Da […]

Ler o resto

Maratona para pais

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Uma maratona, trocado por miúdos, é duas horas a correr. Logo, ir com o Tiago ao Fórum é uma maratona. Como já vem sendo hábito, está um tempo porreiro ou aceitável durante a semana e uma trampa no Sábado e no Domingo. Até já sabemos como é: por volta de quinta-feira, há sempre um gajo […]

Ler o resto

SAPO Sessions—Tipografia

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Na passada quarta-feira participei em mais uma SAPO Session, desta vez sob o tema ‘design’. Durante a primeira sessão que fiz, sobre CSS, apercebi-me que muitas das pessoas não sabiam qual era a diferença entre letras com e sem serifa e que mais pessoas ainda não sabiam o que era um em. Acabei, então, por […]

Ler o resto

Tiago maestro

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Ontem í  noite, depois de jantar, estava a por música na sala e quando escolhi o concerto para piano número um em si bemol menor do Tchaikovsky, o Tiago esticou o dedo e começou a ‘dirigir a orquestra’. Não consegui melhor que um ví­deo manhoso com o k610i, mas vale a pena, acho eu (mas […]

Ler o resto

Exercí­cio matinal

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Já há muitos anos que tenho panca por exercí­cio fí­sico e, embora nunca tenha sido daqueles obsessivos que praticam modalidades com marca registada, sempre andei na órbita de ginásios e/ou exercí­cio doméstico. Estas coisas vão e vêm em ondas, conforme o tempo livre—que é pouco—e têm tendência para ter pouca consistência. Toda a gente sabe, […]

Ler o resto

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram