Publicado em , por Pedro Couto e Santos
Não é notícia nova (tem uma semana), mas é uma coisa que realmente me irrita de sobremaneira. Confesso que já achei piada a duas ou três músicas dos Coldplay, embora sempre tenha achado a banda um monte de posers.
Agora estão piores ainda… o vocalista faz gestos em direcção ao infinito, muito compenetrado na sua poesia ou lá o que é. Enfim, fazem lembrar os U2 que têm cinco músicas boas e tudo o resto é palhaçada do Bono (e que, já agora, gamaram um pedaço do “Sun always shines on TV”, dos A-Ha para o seu êxito “It’s a beautiful day”).
Nada disso interessa.
Anda por aí um rapaz, já entradote, a tocar guitarra há muitos anos. Chama-se Joe Satriani e ok, aceita-se que seja considerado foleirote por muita gente: guitarradas instrumentais não são propriamente o prato do dia da música popular actual. Mas lá que o homem sabe tocar, sabe e lá que sabe música, também sabe. E também é verdade que compõe música há muitos anos.
Os Coldplay são infinitamente mais populares e mais sexy e mais nomeáveis para prémios que o humilde Joe Satriani. Mas porra… era preciso isto?
[Aqui estava um vídeo que comparava as duas músicas, mas que foi mandado remover pela EMI Music… porque será?]
O Satriani processou os Coldplay, evidentemente. E espero que ganhe.
Entretanto, encontrei um vídeo de um professor de música que analisa a questão e fica com poucas dúvidas:
Ehehe… A tua análise de Coldplay está dead-on, são para mim uma variante dos actuais U2 (cujo último álbum interessante e digno de se ouvir foi IMHO o Pop). Era uma banda com muita promessa, “antes de serem” os Coldplay que se tornaram hoje. Como é que este pequeno plagiozinho ao Satriani passou em claro?
Não passou totalmente em claro, tanto que o Satriani processou os gajos.
em claro? isto é falado desde o lançamento do albúm Viva La Vida. existe outro suposto rip.
este já tinha visto… :)….onde será que eles foram buscar a ideia para o videoclip ??! de certeza deve haver alguem já com um “igual” hehehe
Fuck… Nota-se que não sigo nem Satriani nem Coldplay… :)
meh, apanhei isso a stumblar notícias.
Gostava de conhecer o vosso balde do lixo. Considerar que 90% do trabalho dos U2 é palhaçado do Bono é obra ;)
U2 fanboy alert!
(kidding) :P
Ora bem, tenho que comentar este post porque me diz muito respeito.
1º lugar – sim, os Coldplay são chiques, mais nada; quando a banda acabar, ninguém mais se vai lembrar deles; o lider da banda só tem uma coisa boa: vai para a cama, eventualmente, com a Paltrow
2º lugar – sim, o Bono é um palhaçote e da pior espécie porque quer-nos fazer pensar que pode salvar o mundo. Podia ajudar a salvar o mundo se estivesse calado. Uma banda católica? na peida (desculpem)
3º lugar – o meu(nosso) caixote do lixo tem coisas do Zappa, dos Pink Floyd, dos Led Zeppelin – todos têm coisas para o caixote do lixo; os U2 têm quase tudo para o caixote do lixo; os Coldplay têm tudo (a maior parte dos temas podia ser cantada pelo Marco Paulo)
4º lugar – agora, Pedro, que a tua bagagem musical é muito maior do que era, digamos, aos 15 anos, percebes o que queria dizer quando dizia “isto soa-me a qualquer coisa”. É muito difícil ser-se original. Afinal, são só 8 notas e duas delas têm o mesmo nome!
5º lugar – Este plágio dos Coldplay é vergonhoso – o tema é uma boa malha para guitarra, mas uma seca quando cantado. Espero que o Satriani ganhe.
Pois. É verdade que muitas músicas soam parecidas e que as notas são poucas e as combinações, limitadas.
Mas há vénias e paráfrases e há até citações… isto é plágio.
E no meu/nosso caixote do lixo tb estão os Kraftwerk, tb copiados descaradamente pelos fashionable Coldplay.
Quanto aos U2, bem… é ouvir os 2 primeiros albums de Jesus Jones e ver quem copiaram para fazer o Achtung Baby e o Zooropa.
— MV
Jesus Jones! Finalmente alguém que os conhece!
Eh pá! Recuei 20 anos, e estou í mesa de jantar com o meu pai e o meu irmão! :)
Querida mana, isso só significa uma coisa: estás velha! Muhahahahaha!
Viva. Subscrevo completamente o que escreveste. Comprei apenas um album deles. Sempre achei que eles plagiaram os U2 (várias músicas), a Kate Bush etc … Cumps,
[…] ia gastar mais latim do meu, mas enontrei este post que reflete bem aquilo que me vai na cabeça e que põe igualmente um video com a explicação de […]
pois pois, vê-se mesmo que as músicas são iguaisinhas, e que ninguém é influênciado por ninguém e por nada…
Fanboy.