Publicado em , por Pedro Couto e Santos
Bom, desta vez não foi nada, foi só um “quase”.
A Dee passou o dia inteiro a tratar da roupa. Uma máquina a lavar e a outra secar, non-stop.
A meio da tarde, começou a sentir-se um cheiro estranho, como algo queimado. Algo eléctrico.
Andámos de volta das máquinas e pareceu-nos que era de estarem muito próximas da parede.
Não era. Já só í noite, mais umas quantas doses de roupa lavada mais tarde, descobrimos que a tomada dupla onde as máquinas estão ligadas tinha derretido quase completamente e estava a começar a queimar a área circundante. Pronto, não chegou a pegar fogo, pelo que não posso adicionar “incêndio” í lista de coisas simpáticas que têm acontecido cá por casa, mas acentuou a vontade que já tenho há umas semanas de comprar um extintor para ter por aí.
Mas vá lá, posso pelo menos afirmar que o Jones parece curado da sua cistite e que o Tiago está francamente melhor da tosse. Eu já não estou constipado, a Dee também não e o vizinho de cima já chamou um gajo para ver se arranja a instalação de gás, cujo já partiu a parede e tudo, admitindo que, de facto, as tubagens de saída estavam mal montadas.
Ah e o Benfica ganhou 6-0 ao Marítimo, hoje… na Madeira!
Ligar duas máquinas de potência na mesma tomada é uma má ideia, como já deves ter reparado. Se a potência contratada í EDP der para ter as duas ligadas simultaneamente, como parece ser o caso, cada máquina deve estar ligada a uma única tomada, que deve ter o seu disjuntor próprio no quadro geral de casa. Se não tiveres contratado potência suficiente para ter mais do que uma máquina ligada, deves ligá-las ao mesmo disjuntor mas separar a alimentação para as tomadas através de um interruptor que apenas possibilite a utilização de uma máquina de cada vez.
Pois… descobri isso, de facto. Embora as máquinas funcionem em simultâneo há há muitos meses. As tomadas dedicadas com os seus próprios disjuntores é muito bonito em teoria, mas na prática, em prédios dos anos 60 em que tenho sorte de ter uma tomada por divisão, não sei como resolver o problema.
hum…
já sei que não tenho nada a ver com isso , mas quanto pagas de água/electricidade por mês ? É que eu ando sempre a dar na cabeça da mulher porque acho que ela usa muito as máquinas , mas já estou a ver que é problema geral…. lol
Jorge: muito. Não sei ao certo… mas de que outra forma lavarias a roupa? :-)
pois…
Eu tenho um problema ligeiramente diferente com essa história..a minha instalação electrica, que é nova e toda pipi, não me deixa usar a máquina de secar roupa em simultâneo com outra quaquer que puxe muito pela electricidade, seja a de lavar, o forno ou um aquecedor, que o fusivel, que é da idade da pedra, aquece í brava e faz disprar o quadro..
Precisas de pedir í EDP mais potência. Sai-te é mais caro todos os meses. :-)
Teve com mais potencia ao principio, mas nós não gostavamos da factura da edp e mandamos baixar, sim, mas na altura fizemos as contas e era suposto aguentar com mais qualquer coisinha :/
Opa… não queres mandar benzer a casa? :P
Tendo em conta a orientação religiosa do agregado familiar, isso era bem capaz de só piorar a situação.