Ir í  praia

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

O que há de errado com “ir í  praia”? A sério que não compreendo. Quando era miúdo, í­amos í  praia com frequência e quando chegávamos lá, a praia lá estava í  nossa espera.

Nunca tivemos que a fazer.

Isto porque, sinceramente, não compreendo a expressão “fazer praia”. Há uns anos atrás, comecei a ouvir as pessoas dizer que iam fazer praia, que este ano faziam praia aqui ou ali ou que o tempo tinha estado mau quando estiveram de férias e não tinha dado para fazer praia.

Mas porquê fazer? Não se trata de nos deslocarmos até lá e depois passar umas horas a tostar ao Sol? O verbo “ir” não é suficiente? Ou mesmo o verbo “estar”…

Ainda agora dei um salto í  HP do SAPO e reparei que a sondagem do dia era a pergunta “vai fazer praia este fim de semana?”. Confesso que foi isso que me fez vir escrever este post… já expressei esta perplexidade noutras ocasiões, mas é realmente algo que me faz espécie.

Será uma tentativa de dar uma qualquer importância social excepcional ao vulgar e simples acto de ir í  praia? Terá sido o termo cunhado na linha de Cascais? Não sei, mas sei que não compreendo. Se alguém quiser oferecer explicações… sou todo ouvidos.

Tags

Deixar comentário. Permalink.

11 comentários a “Ir í  praia”

  1. Chichas says:

    Então, és filho de um médico devias estar habituado a ouvi-lo dizer que fizeste uma infecção, fizeste uma gripe ou uma bronquite. Não tens infecções nem gripes. Fazes.

  2. Macaco says:

    Agora assim de repente não me lembro de ouvir os meus pais dizer isso. Parece-me mais comum “apanhar” qualquer coisa.

  3. ViciousCat says:

    Há uns valentes anos, tinha eu uns 6-8anos o pediatra também aconselhou os meus pais a “fazerem-me” praia…confesso que o termo “fazer praia” não me parece nada adequado, mas enfim, tb eu fiz praia…lol

  4. Rabbit says:

    Como não gosto de praia, não uso a expressão “fazer praia” =P Já tive infecções mas nunca as fiz, nem disse que as fiz.
    Concordo que também me soa estranho ouvir dizer “fazer praia, fazer férias”…

  5. Macaco says:

    Vicious: virá daí­? De fazer da praia alguma espécie de terapia? Não sei.

    Rabbit: Tu não gostas de praia e dizes isso í s pessoas? E nunca te bateram? Eu não sou o maior entusiasta de praia e passo a vida a ouvir bocas por causa disso…

  6. Rabbit says:

    Quando digo que não gosto de praia, olham-me de lado como se fosse um alien mas não tenho sido muito massacrada por isso… Espera lá.. será por isto que ninguém conversa comigo e não tenho amigos? :D

  7. Macaco says:

    Pois é, vê lá. Lagartar 8 horas por dia ao Sol e passar 3 no trânsito para o conseguir representam os pí­ncaros da realização Nacional.

    Vamos, integra-te. Ao menos finge que gostas.

  8. ou então pegar no carro e estar em 5 minutos em Vilamoura, ou na bicicleta e chegar lá em 15… :P e nunca lá “fiz” praia, sempre lá “fui”.

  9. Macaco says:

    Vilamoura não é uma daquelas praias benzocas, cheias de tias e “famosos”? :-)

  10. isso é só em Agosto pah, eles combinam vir cá todos na mesma altura para depois trocarem “tia, você por cá também?” e “aí­, isto é só gente conhecida”. Junho, Julho e Setembro é tudo meu. :D

  11. susu says:

    Pois, eu cá no Algarve nunca ouvi isso. Vamos para praia e pronto. Abraço

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram