Publicado em , por Pedro Couto e Santos
O que há de errado com “ir í praia”? A sério que não compreendo. Quando era miúdo, íamos í praia com frequência e quando chegávamos lá, a praia lá estava í nossa espera.
Nunca tivemos que a fazer.
Isto porque, sinceramente, não compreendo a expressão “fazer praia”. Há uns anos atrás, comecei a ouvir as pessoas dizer que iam fazer praia, que este ano faziam praia aqui ou ali ou que o tempo tinha estado mau quando estiveram de férias e não tinha dado para fazer praia.
Mas porquê fazer? Não se trata de nos deslocarmos até lá e depois passar umas horas a tostar ao Sol? O verbo “ir” não é suficiente? Ou mesmo o verbo “estar”…
Ainda agora dei um salto í HP do SAPO e reparei que a sondagem do dia era a pergunta “vai fazer praia este fim de semana?”. Confesso que foi isso que me fez vir escrever este post… já expressei esta perplexidade noutras ocasiões, mas é realmente algo que me faz espécie.
Será uma tentativa de dar uma qualquer importância social excepcional ao vulgar e simples acto de ir í praia? Terá sido o termo cunhado na linha de Cascais? Não sei, mas sei que não compreendo. Se alguém quiser oferecer explicações… sou todo ouvidos.
Então, és filho de um médico devias estar habituado a ouvi-lo dizer que fizeste uma infecção, fizeste uma gripe ou uma bronquite. Não tens infecções nem gripes. Fazes.
Agora assim de repente não me lembro de ouvir os meus pais dizer isso. Parece-me mais comum “apanhar” qualquer coisa.
Há uns valentes anos, tinha eu uns 6-8anos o pediatra também aconselhou os meus pais a “fazerem-me” praia…confesso que o termo “fazer praia” não me parece nada adequado, mas enfim, tb eu fiz praia…lol
Como não gosto de praia, não uso a expressão “fazer praia” =P Já tive infecções mas nunca as fiz, nem disse que as fiz.
Concordo que também me soa estranho ouvir dizer “fazer praia, fazer férias”…
Vicious: virá daí? De fazer da praia alguma espécie de terapia? Não sei.
Rabbit: Tu não gostas de praia e dizes isso í s pessoas? E nunca te bateram? Eu não sou o maior entusiasta de praia e passo a vida a ouvir bocas por causa disso…
Quando digo que não gosto de praia, olham-me de lado como se fosse um alien mas não tenho sido muito massacrada por isso… Espera lá.. será por isto que ninguém conversa comigo e não tenho amigos? :D
Pois é, vê lá. Lagartar 8 horas por dia ao Sol e passar 3 no trânsito para o conseguir representam os píncaros da realização Nacional.
Vamos, integra-te. Ao menos finge que gostas.
ou então pegar no carro e estar em 5 minutos em Vilamoura, ou na bicicleta e chegar lá em 15… :P e nunca lá “fiz” praia, sempre lá “fui”.
Vilamoura não é uma daquelas praias benzocas, cheias de tias e “famosos”? :-)
isso é só em Agosto pah, eles combinam vir cá todos na mesma altura para depois trocarem “tia, você por cá também?” e “aí, isto é só gente conhecida”. Junho, Julho e Setembro é tudo meu. :D
Pois, eu cá no Algarve nunca ouvi isso. Vamos para praia e pronto. Abraço