Publicado em , por Pedro Couto e Santos
Hoje, quando acordei, apercebi-me que não ia conseguir sair da cama facilmente. Estava com uma dor de costas descomunal.
Aliás, com várias dores de costas.
Uma lombar, uma ou duas dorsais e uma cervical que nem me deixava virar a cabeça. Em suma, um destroço.
Tomei um grande duche a ferver e dois brufenes, mas a ajuda foi pouca. Passei o dia inteiro sem saber se havia de estar de pé ou deitado e cada vez mais me convenço que a minha cama me quer matar.
Aliás, eu não me dou bem com mobília de quarto. Duas camas, três colchões e umas dez almofadas diferentes, a última das quais me custou 200 euros: todos me tentaram assassinar ou estropiar ou o último, seguido do primeiro.
Já fiz Taijiquan, durante uns anos – sem grande impacto nas minhas dores constantes. Mas fiz Taijiquan porque gosto e não com qualquer esperança que me ajudasse. No entanto já fiz várias coisas específicas, como os leitores mais antigos já saberão: fiz mesoterapia, fisioterapia, massagem, osteopatia e acupunctura.
A único resultado, obtive-o na mesoterapia: dezenas de injecções directamente nos músculos do pescoço tiravam-me as dores e deixam-me, ainda hoje, a suspirar por agulhas. Fantasio ser injectado com montes de drogas potentíssimas.
Mas, como se vê, a meso não foi permanente, nem nada que se pareça. Aliviou-me, talvez, durante um mês ou dois, após o que voltaram as dores permanentes. Às vezes, quando as dores são mais fortes, como hoje, pergunto-me se todos os adultos do mundo viverão assim, com dores permanentes numa parte do seu corpo.
Um joelho, as costas, uma anca, as mãos, o pescoço… ou até mesmo a cabeça. Será que é assim a realidade de toda a gente, com dores permanentes, diárias, non-stop, ad infinitum e tirem-me mas é daqui que isto já não tem graça?
Bom, claro está que se segue uma sondagem, que dizem vocês? Dores permanentes? Crises ocasionais? Ou desconhecem totalmente o conceito?
Também sofro muito das costas e já me perguntei mil vezes se todo ser humano sofre assim tanto como eu!!,porque as minhas dores são permanentes, uns dias melhor outros pior, mas sempre com dores, é um inferno!!
O único que posso fazer por ti é dar-te um abraço solidário e dizer-te que não estas só!!
bom depois do inferno de dores de costas que foi a minha gravidez e a situação actual que é acordar todos os dias sem saber muito bem como me vou conseguir mexer para me levantar, só te posso dizer que a vitamina B í s vezes ajuda e que acabo por dormir melhor num colchão foleiro tripartido no chão da sala do que no meu xpto ortopédico anti-alérgico e anti-ácaros que está alojado na minha cama.
Já me ocorreu dormir numa tábua, ou mesmo no chão, só para ver o que dá, porque o que me chateia mesmo é que tenho a certeza que a minha cama é culpada de uma percentagem significativa da intensidade das minhas dores de costas.
É fácil: sempre que durmo mais de 4 horas, acordo com muito mais dores do que tinha quando me deitei.
Exacto, é como me acontece a mim – quanto mais horas durmo mais dores tenho.
Como tal, nunca me mexo ;) se dormir muito não me mexo com dores, se dormir pouco não me mexo com sono… enfim.
Há duas coisas que podem ajudar: perder peso e fazer exercício localizado. A questão do peso surpreendeu-me pela eficácia. Mesmo perdendo apenas 2/4Kg notei melhorias.
Sérgio, eu tenho 1,76 m e peso 68 kg. Não há muito peso que eu possa perder.
Como te compreendo meu caro… desde os 8 anos que as minhas dores de cabeça me fazem ter umas ideias esquisitas, como desejar ardentemente bater com a mona na parede até arranjar uma dor que me distraia da primeira, ou pegar numa agulha de tricot de furar a cabeça de um lado ao outro, como se a dor se esfumasse por ali, ou possuir o segredo de uma droga potentíssima que ingerisse et…voilá! nada de dor (admiro o House com o frasco de vicodin sempre na mão e a cagar-se para o que dizem dos vícios dele…)
Mas acho que a Morgy tem razão! Já experimentei essa cena do colchão tri-partido (porque associadas í s dores de cabeça vêm, por vezes, as dores de costas) e resulta! Muito melhor que o super-ortopédico… Se for sobre chão de madeira ainda é melhor!
Pronto, basicamente sou um grande animal: um com_dor (ok, a piada é estúpida mesmo, mas é das dores…)
desde os dias mais negros da depressão que desenvolvi umas brilhantes enxaquecas, coisa que nunca tinha tido na vida, agora duram 3 dias com sorte, e no auge é um festival de suplício que agora inclui vómitos, se bem que eles aliviam por alguma razão que transcende…
já estou algo habituada ao migraleve, pelo que tive de passar para a migra-aspirina para um pouco de detox, por sorte a versão efervescente não me ataca o estí´mago como a versão normal, quando estou mais desesperada combino os 2.
e continuo pára-raios cósmico, 1 dia antes de uma trovoada, a cabeça começa a zumbir e é tipo ok, aí vem ela…é um desespero, e apetece-me como a moça que comentou anteriormente bash my head against a freaking wall, mas aprendi também a tomar alguma coisa mal a sinto (porque já as conheço) em vez de a deixar progredir, tenho tido sorte com este método, e por vezes a coisa pára antes de se ter transformado num pesadelo, quando me armo em idiota pago com 3 dias a dizer dear lord, take me now, take me hard.
yeah, viva as drogas.
baci para os 3, ana
Eu apesar dos problemas nas costas ultimamente nem tenho andado muito mal. Ter os cuidados habituais e tal para não ter de ir de ambulância para o hospital mamar uma injecção de cavalo. Mas uma coisa é certa, basta dormir acompanhado para acordar todo partido.
A UNS CINCO MESES PARA CA SOFRO DE DORES DE CABEí‡A QUE ME ATORMETAM DIA E NOITE, JA CORRI VARIOS MEDICOS EXAMES E NINGUEM ME DIZ DE ONDEE PROVEM ESTAS DORES QUE ME AFECTAM O MEU BEM ESTAR.AS MINHAS DORES AFECTAM ME A PARTE FRONTAL DA CABEí‡A AS MAí‡AS DO ROSTO A CANA DO NARIZ JA FIZ RX AS PERINASAIS E NAO ACUSA SINUSITE. TOMA ASPIRINA OU OUTROS ANALGESICOS E NAO FAZEM NADA ESTOU DESESPERADA NAO SEI O QUE FAZER.
Sandra, é difícil dar bons conselhos em situações destas, ainda para mais via comentários num blog, mas talvez fosse boa ideia consultar um neurologista?
este comentário é para a Sandra, desculpa o abuso Pedro.
Sandra, não sei de onde é mas aconselho que vá í consulta de cefaleia do Dr. Martinho Pimenta (neurologista) em Lisboa. Durante anos andei a desesperar com as minhas cefaleias que erradamente associava í s noitadas que fazia e que me incapacitavam uma boa parte do meu tempo, e graças ao acompanhamento do Dr. Martinho recebi o diagnóstico correcto para o tipo de cefaleia e consequentemente o medicamento correcto.
Estejam í vontade para trocar comentários. Gosto de ver que alguns posts podem servir para as pessoas procurarem ajuda para alguma coisa. Já nos bastam todos os outros para trolls mandarem postas de pescada ;-)