Publicado em , por Pedro Couto e Santos
Hoje é dia de eleições primárias em mais quatro Estados dos EUA: Vermont, Ohio, Rhode Island e Texas. É bem possível que, ganhando, Obama saia como candidato oficial dos Democratas í Casa Branca.
Cresce a minha curiosidade sobre o que o futuro reserva.
[tags]barack, obama, eleições, eua, presidenciais[/tags]
A questão é que mesmo com a maioria de delegados, a Clinton pode ainda ser o candidato oficial por causa dos super-delegates.
US politics at his best.
Inté,
Pois… vamos ver. :-)
Obama deve vencer no texas e a Clinton no Ohio, mas para já as sondagens dão um empate tecnico, no Texas os latinos podem ser o factor decisivo, mas como um terço dos delegados é decidido em Caucus obama pode ter uma vantagem, ele leva sempre a melhor quando se trata de Caucus. No Ohio hoje está a cair um grande nevão além de fortes tempestades de gelo, isso leva a que menos pessoa votem e normalmente só os mais fervorosos vão í s urnas, aqui ganhar quem tiver a melhor organização de base que leve mais pessoas í s urnas.
Este video mostra a semelhanças entre estas eleições e as temporadas 6 e 7 de West Wing
http://link.brightcove.com/services/link/bcpid271557392/bctid1434027921
O que estas eleições representam, verdadeiramente, é isto: O que é que os norte americanos preferem na presidência? Um preto ou uma mulher?
De forma simplista, é isto. É essa leitura algo rude que muitos farão inconscientemente, não tem a ver com política nem com Republicanos vs Democratas (tanto que, de qq modo, pela alternância tradicional é a vez dos democratas, e dentro deles, lá está, a coisa joga-se naquele nível que referi acima).
E é sobre isso que estou curioso. Pessoalmente, mas sem ilusões de qq espécie, prefiro o Obama. Poderá ser um momento muito refrescante na política internacional.