Publicado em , por Pedro Couto e Santos
1. Ser ateu não é ser nada, porque eu sou simplesmente eu. Não preciso de me descrever como ateu, só preciso da palavra se me perguntarem qual a minha orientação religiosa, o resto do ano, sou simplesmente um ser humano com a noção bem clara de que evoluiu de macacos.
2. Ateu significa “sem deus”. Coisas que ateu não significa: “herege”, “satânico”, “anti-religião”, “pecador”, “condenado”, “demónio”.
3. Coisa que ateu não significa, mas que eu, pessoalmente, também sou: “anti-igreja”.
4. Ser “sem deus”, é dormir descansado, sabendo que as consequências dos meus actos são terrestres e óbvias e não celestes e obscuras.
5. Ser ateu é não dever a vida a Jesus Cristo que morreu na cruz por mim, mas apenas a mim próprio e a quem eu muito bem entender que merece a minha vida.
[tags]ateísmo[/tags]
Cool dude,
ao menos deixas bem claro para os que me vêm com a treta do “ahh, mas tu e satanismo e tal… herege…” ,|, fuck off
Dum certo modo ainda me faz mais confusão o agnosticismo.
Os outros têm a cabeça completamente virada, já não há nada a fazer. Acreditam… é com eles, caguei…
Agora viver num mundo de incertezas… – Sim nós evoluimos “deste blog”, mas, alguém não sei de onde…
É quase como: – Olha, tenho uma pila, mas sou menino ou menina?! Well, nalguns casos… :)
Ah, satanismo, é isso! Quando estava a escrever estava-me sempre a falhar isso, já acrescentei.
Satanismo implica adorar Satã, i.e., ter uma religião baseada num deus específico (nem quero imaginar o que acontece í cara de um cristão se lhes sugerires que Satã é um deus). Logo, vai contra a definição de ateísmo: sem deus – nenhum deus, nem Cristo, nem Alá… nem Belzebu.
Heresia implica ir contra as leis da religião, mas para reconhecer tais leis, primeiro tinhas que reconhecer a religião.
Tu também não cumpres as leis do Botswana, cumpres as de Portugal e não és criminoso por desrespeitares no teu país, as leis de outro.
Quanto a cagar para os crentes… isso seria muito mais fácil se eles não passassem o tempo a meter-se na nossa vida!
ateu é simplesmente aquele que nega a existência de qualquer divindade; nada mais que isso.
quanto mais um ateu tenta convencer os outros de que não acredita em deus, mais ateu-graças-a-deus se torna.
Ser ateu é ser herdeiro dos homens que foram religiosos. Ser homem e ser ateu é mais que ser crente. Pois é.
Impecável ponto de vista!
Oh Cláudio, explica lá isso melhor que me parece interessante, mas não entendi bem onde queres chegar.
Queria chamar a atenção para o facto que não evoluímos do macaco, temos é um antecessor comum. Os nossos “parentes” mais próximos são os chimpanzés e gorilas africanos, que divergiram do homem sapiens há cerca de 5 milhões de anos. A espécie que originou as diversas linhagens de primatas já se extinguiu há muito. A ideia de que “evoluímos do macaco” foi muito propagada pelos opositores do Darwinismo para ridicularizar a teoria da evolução das espécies.
Já agora, sou agnóstico e acredito na teoria da evolução das espécies e no neo-darwinismo. Confesso que os ateus me confundem tanto como os religiosos. Para mim a Existência é um enorme mistério. Perceber como os peixes ganharam pernas não me ajuda a resolver nenhum problema metafísico.
Tens razão, teoricamente não evoluímos de macacos.
Quanto aos ateus te confundirem tanto como os religiosos, não percebo, qual é a confusão: a existência é um mistério para ti? Até a reverencias, tanto que a escreves com maiúscula.
A existência também é um mistério para mim, a diferença é que me estou bem borrifando para ela.
A existência só é um mistério para quem acha que tem ser justificada por uma razão.
Não há razão a existência. Não uma planeada, pelo menos, que dê significado de “razão”. A existência … acontece. O que tu fazes com ela é a tua escolha.
Acho o que assusta muita gente é que isto significa que também é a tua *responsabilidade*.
Não há escape possível sobre influências divinas/superiores/espirituais.
Eu prefiro simplesmente viver a minha vida de maneira a olhar-me olhos nos olhos no espelho. Não tenho medo de julgamento posterior í morte, não acredito em nada para além do que vejo, e se me aparecesse alguma entidade superior, provavelmente cuspiria-lhe no olho.
Eu sou ateu e não sou anti-religioso da mesma maneira como não sou anti jogo-das-escondidinhas. É coisa de crianças…
Ironia é este post aparecer com GoogleAds sobre cristianismo…
Vejo que isto é tudo malta cheia de certezas. Eu, que só tenho dúvidas, fico-me por aqui.
Geralmente as dúvidas são só medo disfarçado. Livra-te disso, só te pesa nos ombros e não serve para nada.
tenho mil razões para acretidar em deus e mil para não acretidar . penso que se a muleta em que se dizem ser uma religião , existem muletas piores como a droga e a total falta de etica que acaba sendo uma muleta para os marginais , que tanto fazem mal para crentes e não crentes . Ser ateu é uma posição que o ser humano tem em relação ao deus que lhe ensinaram e que lhe faz bem ter esse pensamento , como o oposto tb acontece… …. AGORA NíƒO VENHAM NEGAR TUDO QUE DE , ENSINARAM NA VIDA POIS FOI COM ESSES ENSINAMENTO QUE CHEGARAM A POSIí‡íƒO QUE TENHEM HOJE … GRAí‡AS AS PESSOAS QUE ACREDITAM EM RELIGIíƒO E NO BENEFICIO DE SER BOM E NíƒO SER MAL , QUE TENHO CERTEZA QUE ESTíƒO VIVOS …. OU NASCERAM Jí SABENDO A SE DEFEREM DE TUDO E DE TODOS….. AGORA UMA PERGUNTA VCS TERIAM CORAGEM DE FALAR PARA UMA CRIANí‡A QUE DEUS NíƒO EXISTEM E QUE ELA ESTA A MERCE DOS ADULTOS E NADA MAIS …ESSAS CRIANCAS SENDO SEUS FILHOS … POR QUE COM FILHOS DOS OUTROS EU SEI QUE TERIAM CORAGEM..??????
Mais uma vez, o amigo Maurício está a confundir moralidade com religião. É um erro comum de quem discute estas coisas do lado da religião: ser bom ou mau não tem nada a ver com religião, mas com humanidade. São valores muito antigos, certamente muito anteriores ao cristianismo que parece ser a sua religião.
Trata-se de senso comum e de sobrevivência da espécie.
Quanto ao meu filho, sem dúvida que pretendo explicar-lhe, assim que o deseje saber, a perda de tempo que a religião é.
SER ATEU FAZ BEM PARA VCS , E SE OS OUTROS COM QUEM CONVIVEM ACREDITAREM EM DEUS O DEUS DO BEM TB VAI FAZER PARA VCS MUITO BEM ,´POIS NíƒO VíƒO LHES FAZEREM MAL . E VCS COMO SíƒO CXOM ISSO DE MALDADE ?????
PARA OS ETEUS É MUITO BOM TEREM PESSOAS DEMENTES A DEUS EM SUAS VIDAS , POIS GARANTO QUE,SOBREVIVERAM ATE HOJE COM A AJUDA DE QUEM ACREDITA NO BEM
Caro amigo, ateísmo e maldade têm tanto a ver um com o outro como religião e bondade. Existem ateus bons e maus e crentes bons e maus, nenhum é mutuamente exclusivo: Ninguém nega o impacto positivo na História que Einstein teve e no entanto ele era ateu e também ninguém se esquece do que se passou durante a Inquisição e esses eram todos crentes.
PS: Peço-lhe por favor que desligue o Caps Lock e vá ler alguns artigos sobre netiquette. Obrigado.
olha eu axxo ateu,mas isso dos Satan e anti Igreja,não sei,eu não odeio os cristão nem os quero matar ou essas coisas,apenas acho que nos humanos não precisamos de nenhum deus, nos os humanos somos a ordem máxima do planeta terra, e se continuarem assim,fazem merda e depois fikam a espera que deu limpe, assim não vamos a nenhum lado, eu cá acho que nao existe nenhum deus, e ainda por cima nessa altura não havia ciência,e jesus com palavras sabias conseguiu conquistar 12 homens, mas isso dos milagres nao acredito,eu cá não acredito em nenhum deus, e se existir algum deus,eu não iria precisar dele :S, mas como ja disse nao tenho nada contra os cristãos,mas pelo menos uma vez na vida abram os olhos, já viram as guerras que isso tudo causou,um exemplo: a inquisição
(peço desculpa por estar a responder num post com tanto tempo, mas é inevitável!)
Realmente, a questão que despoleta a maior parte das controvérsias entre crentes e não crentes, é o CONCEITO de Deus.
Se afirmarmos que Deus é um homem, então TODOS terão que estar errados, pois sabemos que os homens são finitos (expiram mais ou menos entre os 80 a 100 anos)
(idem para os que afirmam é mulher!)
Se dissermos que Deus não existe, estamos a mentir, pois tanto quanto sei, não há forma de o provar!
Se dissermos que para nós é igual ao litro que Deus exista ou que não exista, então provavelmente estaremos a ser indiferentes í questão da existência ou não, mas assertivos.
(é isto que é ser ateu ou agnóstico?)
Se dissermos que achamos (acreditamos, cremos) que Deus existe, estaremos a dar uma opinião pessoal, o que NUNCA deveria querer dizer que os outros deveriam achar (ou acreditar, ou crer) no mesmo que nós! A não ser que as razões que levem alguém a achar que terceiros devam acreditar no mesmo conceito de existência não visível sejam obviamente muito fortes, mas que teriam que ser aceites de comum acordo!
Pessoalmente creio que a vida material não encerra em si a única forma de existência de vida inteligente.
Ou seja, creio que a ausência de corpo baseado em matéria (pelo menos a que constitui os corpos tal como os conhecemos no nosso planeta) NíƒO é uma forma de negar a vida.
Isto por outras palavras poderia ser mais ou menos: “acredito que possa existir vida sem corpo físico”
Isto depois, pode levar a conceitos mais ou menos vagos (ou concretos) sobre o conceito de deus (ou Deus)
…
(e este é SEM DíšVIDA alguma, um EXCELENTE post Pedro! – só retiraria a referência aos macacos, provavelmente colocando algum termo que lhe desse um pouco mais de seriedade, mas também reconheço o trocadilho com o nome /endereço deste site)