Publicado em , por Pedro Couto e Santos
Aqui há uns meses atrás, fui convidado para participar no Planet Geek. Ao que parece, os planetas estavam em grande fervor expansionista e eu aceitei o convite sem sequer saber que os ditos estavam em pleno mencionado fervor.
Eu o planeta que mais conhecia era o PlanetQuake e mesmo aí já não punha os pés há uns bons tempos.
Lá começaram a aparecer os meus posts, alegremente, lá começaram a aparecer-me mais leitores/comentadores no macacos, idem algremente.
Fiquei também automaticamente subscrito na mailing-list do planeta, o que me obrigou a criar um filtro no Thunderbird, para não perder o meu mail no meio de tanta mensagem.
Um belo dia, 19 de Agosto, para ser preciso, recebo este mail do Mário Gamito, organizador lá da coisa:
“o sentido de dar uma nova orientação ao Planet Geek e um linha editorial bem definida, foi feita uma reanálise aos blogs agregados e conclui-se que o teu não se enquadra nos novos parâmetros, por isso teve que ser desagregado.
Isto não é um assunto pessoal, é apenas o blog.”
Por mim tudo bem e foi mesmo isso que respondi ao Gamito. Linha editorial, reanálise dos blogs, provavelmente vão limitar a coisa a blogs de pessoas que postam diariamente notícias traduzidas da slashdot. No harm done.
Mas depois reparei que a Jonas continuava lá. E se há coisa de que não se pode acusar a Jonas é de ser programadora ou (cruzes credo), administradora de sistemas. Ou seja, ela tanto posta sobre comunidades online, como sobre os seus problemas com limites de velocidade, como sobre o concerto dos Police que foi ver na semana passada.
Um blog generalista, com um toque geek e algumas notas pessoais, portanto.
Aí fiquei a pensar… então não houve cá reanálise porra nenhuma; não existe cá qualquer linha editorial nem nada que se pareça… não… eu fui corrido do PlanetGeek.
A coisa adensa-se… é que eu estou-me bem nas tintas para se estou ou não no PG ou noutro qualquer… sempre levei a coisa na descontra, mas se me excluíram, especificamente a mim e depois ainda por cima me mentiram quanto í s razões, eu fico curioso.
O que terei eu feito para zangar aqueles senhores?
Entretanto esqueci-me do assunto, mas hoje, sem saber bem como, fui dar ao PG e lembrei-me da coisa novamente e foi ao ler o about deles que se me formou uma ideia:
“Um blog será removido do Planet Geek se publicar conteúdos que desrespeitem os direitos humanos, apoiem acções de discriminação racial, incitem í violência ou firam fortemente qualquer crença religiosa.”
Oh-oh. Será que os senhores do PlanetGeek não gostaram dos meus posts sobre Ateísmo, publicados uns dias antes da minha remoção do agregador?
Será que a liberdade religiosa implica que sejamos obrigados a ter uma religião para dessa liberdade usufruir? Não sei.
Nem nunca vou saber, porque já mandei um mail ao Gamito a perguntar, mas o dito veio recambiado.
E eu tão curioso…
[tags]planet,geek[/tags]
O PG é mesmo assim. Ou era.
Agora que o Mário saiu da tasca, vamos ver se as coisas melhoram.
Por agora vai com o benefício da dúvida… mas, para não interpretares a minha mensagem de forma “oca”, procura “agregadores” no meu blog. Vais ver lá a fileira de geeks a manifestarem-se contra mim.
Ui ca medo.
Rui
PS: O Marco do Bitaites deve cá passar quando eu linkar este post no meu blog, coisa que vou fazer hoje ou amanhã, por isso: eu sei que não me entendes, mas tenta de novo… daqui a uns 400 anos tás fine!
Pois é Macaco. Eu na altura também estranhei, e perguntei, mas ninguém me respondeu.
Pouco depois saí, e deixei de me preocupar com essas coisas. Sinto-me mais leve, agora. E continuo a vir aqui :)
(e esqueceste-te das Crocs, esse elemento fundamental do meu Blog)
[…] lá foi ele, e até que recebe um e-mail do Mário, que pode ser lido no post onde a história toda é contada, que o manda ir dar uma […]
Pois, eu aceitei o convite ingenuamente. Silly me. Para a próxima tenho mais atenção.
Depois de termos sido corridos do Planeta Asterisco por causa de uma guerra estupida entre mim, o Gamito e o VD (comparei o P* ao Gildot e o VD não gostou :P), um dia o Gamito tem um ataque de amnésia e manda-nos isto. LOL.
Agregadores tugas, never again! Repito que são tão maus como era o Gildot.
Deixa-te estar que que realmente interessa ler-te continuará a ler-te mesmo sem agregadores. ;)
Macaco: percebo-te perfeitamente, mas devias ter visto logo pelo conteúdo «burocratizado» do email que era o Mário Gamito a preencher o formulário «Livra-te do Gajo Sem Fazer Dele um Inimigo, Impresso A».
Maria João, devias criar o Planet Croc :P
Rui Cruz – Pá, és gay? É que eu sou um heterossexual convicto. Traduzindo para que tu percebas: eu gosto de gajas. Já não me sentia assim tão perseguido desde que a Joaninha me quis dar um linguado no corredor do liceu. Ela usava um aparelho nos dentes e tinha mais bigode que eu. Pá, serás tu a Joana disfarçado de Rui Cruz? Desculpa ter-me pisgado, ok?
Bruno Rodrigues, ROTFLOOOOOL.
Brilhante esse comentário.
E a dica do post também.
Mais um pro feed. ;)
Rui
Bruno tu foste pela guerrinha, eu fui por enviar um link pra m-l que, não sendo um link “geek”, o MG fez o favor de enxovalhar e levar resposta, mesmo assim educada. Irónico já que era o mesmo MG que tempos mais tarde formou o PG que todos falam ser tudo menos geek (sem desrespeito pelos membros; tal como muitos, também eu prefiro a existência de variedade, a única crítica que coloquei foi a malfadada ideia do tema do mês que resultou em 30 posts parecidos num mesmo dia, boooorrring).
Mas sim, fomos os dois corridos da m-l e do Asterisco, tipo dois-em-um.
No meu caso nem um email informativo por parte do Vitor Domingos nem tão pouco uma justificação (ena Pedro nisso tiveste “sorte” :D ) talvez por acharem que pelo Bruno receber resposta do VD, eu estaria automaticamente informada, afinal algo semelhante aconteceu quando o MG se desbroncou no Azoigue e respondeu com o user errado.
anywhoo, karga nisso.
btw, se o MG já não está no PG, porque raio continuo eu a receber o seu blog através do feed geral do PG ??
O Gamito e’ grande figura.
A unica coisa que ele pensa e’ que pensa. E ocupa os seus dois neuronios com isso.
Infelizmente “ele nao esta’ aqui para se defender” por isso nao me adianto mais.
Ele que FOAD.
Marco, não sou gay e aturar-te a ti… NEM PAGANDO!
Só te respondi í letra do nosso último encontro intergalactivo no blog da Jonas.
Mas afinal nem me enganei, sempre passaste por aqui para meteres a colher. Pena é só pores isso.
Get a pussy, depois vês a diferença.
Rui
Mais uma troca de galhardetes e acabou-se a brincadeira…
Ahhhh como eu gosto de coisas mal contadas :)
Ligia/Bruno;
– Salvo erro em Novembro de 2006, pediram para sair (pelo menos via email do Bruno) do P*, querendo continuar na mailing list.
– O blog ficou depois offline – lembram-se ?
– Sim, o P* não era nenhuma democracia.
– Em Janeiro pediram para entrar novamente, ao que respondi que iria ver e ficou no limbo, por minha culpa.
…
Como vocês antagonizaram-se com mais membros do que é normal – num projecto com tanta gente é natural nem todos se darem bem – não voltei a agregar. Compreendo que todos tem o seu ponto de vista, mas isto de contar as coisas pela metade, ao estilo “eu não fui expulso, mas também não sai pelo meu pé” [1], já começa a chatear.
[1]- private joke dos “podcastes” pgeek :)
Vitor,
mais uma vez dois em um e a resposta só me vem dar razão a começar a resposta por Ligia/Bruno. Caso nao tenha ficado esclarecido, dois nome = duas pessoas = dois endereços de email pessoais. Eu não leio emails dirigidos unicamente ao Bruno e assumo (ou assumia) que isso estava claro.
E como o Pedro so far dá direito de resposta, cá vai
O Vitor não terá certamente recebido qualquer email meu a requerer a saída do P* a não ser o enviado em Março de 2006 totalmente inependente do que se passou. O segundo email que terá recebido será de Novembro de 2006 dirigido a si a referir a dualidade de critérios em retirar pessoas do P*, resultante de me ter retirado a mim e ao PG não.
Não antagonizei qualquer membro do P*, a prova é a resposta que houve í minha inciativa de jantar e da qual não tive seguimento porque o Vitor me retirou da m-l sem qualquer comunicação. A meu ver se houve alguém a antagonizar alguém foi indirectamente o Vitor pela sua dualidade de critérios e falta de comunicação ou cordialidade e o referido PG que ao contrário de outros então colegas de m-l, deu a seguinte resposta:
>>On 11/2/06, Lígia Santos wrote:
para quem achar piada
http://dropspots.org/
>>On Nov 3, 2006, at 11:31 PM, Mário Gamito wrote:
Paneleirices :P
Cumps.
MG
>>On Nov 4, 2006, at 7:04 AM, Lígia Santos wrote:
Bom dia
Nem esperava outra resposta
Se isto é antagonizar por um lado andamos todos aqui a brincar por outro é triste se alguém se viu terrivelmente ofendido com a resposta não tenha tido a coragem de se comunicar comigo.
(sim, mantenho os logs da m-l porque por incrivel que pareça até aprendi alguma coisa com algumas intervenções, afinal era para isso que lá estive)
tendo sido a minha última intervenção a divulgação de um projecto comunitário, intervenção única após esta resposta já que no dia seguinte fui premiada pela expulão da m-l e do P*. Expulsão Vitor, chamemos os bois pelos nomes, uma vez que não saí pelo próprio pé, não fui convidada a sair nem tão pouco fui comunicada que o meu acesso seria retirado.
este assunto já teve o seu tempo e lugar para ser devidamente esclarecido mas o Vitor optou por o não fazer por um lado por não me enviar qualquer email a avisar da saida da ml e do P*, por outro por nem se dignar a responder ao email que lhe enviei. Tal como o Vitor, eu também não gosto das histórias por metade.
desculpa qualquer coisa Pedro.
Cumrprimentos
Ligia Santos
Que confusão…..
Vim aqui parar no meio de toda a confusão por qualquer posta de pescada lançada por aí pelo Rui Cruz, e de facto chego á conclusão que isto não é mais nem menos que uma recriação do Gildot !!
As trocas de galhardetes, as saídas de uns e posições de outros…
Como leitor esporádico de um planeta e do outro confesso que esta lavagem de roupa suja me deixou um pouco desiludido.
Os critérios editoriais de todos são de facto algo duvidosos, e isso reflecte-se cada vez mais nos conteúdos (leia-se qualidade) que aparecem actualmente.
Não querendo fazer comparações, parece-me que ambos caminham no trilho do Gil….
Futurologia?
Julgo que a comunidade se devia unir, e não dispersar em várias direcções voltada para o desalento, IMHO. Só assim se poderia mostrar o que este país ainda vale, e as boas ideias que por aqui vão.
O Povo Português está destinado í discussão e í desgraça. A culpa não é do Gildot, dos planetas, dos VD’s ou MG’s, é de todos nós. E “nós” não temos solução.