Ubuntu test drive

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Debaixo da minha secretária, vivem três máquinas desligadas. Peguei numa, hoje de manhã e comecei a instalar-lhe Ubuntu, para ver o que acontecia… chamemos-lhe um test drive.

A instalação correu bem, consegui escolher reiserfs em vez de ext3 para o meu filesystem, por exemplo e é tudo muito gráfico e amigável.

O look é porreiro, me likes.

O único problema que tive foi que o sistema quis usar a resolução máxima do meu leal G500, que é 1920 ou coisa que o valha… e a pobre placa gráfica, uma velha TNT2, não se aguentou.

Mas não houve problema: foi só escolher 1600×1200 da listagem completa de modos. A imagem está um nojo, mas a culpa é da placa… tenho para aí­ outras, que hei-de testar.

Seguiu-se um update brutal (90 pacotes), que foi rápido e eficiente, sem chatear nada e durante o qual tentei – novamente sem sucesso – ligar-me ao servidor Jabber do SAPO, usando o GAIM. A coisa não funciona.

Passei então para o Firefox… instalei-lhe o meu kit básico de sobrevivência: Google browser sync, StumbleUpon, Update notifier e dicionário português.

So far so good. Nada disto falhou, nem deu problemas e estou a usar o Firefox sem diferença nenhuma em termos de experiência, em relação ao Windows.

A não ser pelo facto de ter a impressão que esta velha máquina, um Athlon a 900 MHz com 380 MB de RAM está mais rápida que o meu sistema windows num AMD64 x2 com 2GB de RAM…

[tags]linux,ubuntu[/tags]

Tags

Deixar comentário. Permalink.

6 comentários a “Ubuntu test drive”

  1. ArameFarpado says:

    “”ligar-me ao servidor Jabber do SAPO, usando o GAIM. A coisa não funciona.””

    ?? mas eu ligo-me í s vezes ao sapo messenger com kopete e funciona… o gaim terá que dar também… se não der mesmo tenta o “psi”. para kopete terias que instalar o kde ou algumas partes dele.

    servidor = clientes.im.sapo.pt
    porta 5222
    só nao posso usar SSL

    a autenticação é contigo.

    cumprimentos

  2. Macaco says:

    :-) Eu trabalho no sapo messenger.

  3. Porque usas o update notifier no firefox ? A v2.x já verifica por actualizações dos add-ons.

    Já tentaste utilizar o pidgin (o novo gaim)? Podes encontrá-lo em http://www.getdeb.net

    Não conheço clientes jabber, uso apenas o aMSN e o IRC :-)

  4. Macaco says:

    Ainda não tentei o Pidgin, não.

    Uso o update notifier porque gosto da opção de restart rápido.

  5. Uso o gaim para ter os meus contactos do gmail ligando-me ao servidor jabber do gmail e funciona na perfeição, mas nunca experimentei com o sapo… penso que deve ser semelhante. Já agora, aqui ficam as definições de ligação ao servidor jabber do gmail através do gaim:

    Protocolo – Jabber
    Nome de utilizador – xxx (endereço de email até í  @)
    Servidor – gmail.com
    Porto de ligação – 5222
    Proxy – uso Gnome Proxy mas isto depende das configurações de rede de cada um :)

  6. Miguel says:

    Se quiseres ser corajoso busca o Wine, vê como funciona e tenta correr o sapo messenger no ubuntu (com o Wine)… eu ainda não me meti no ubuntu por isso não posso ajudar com dicas para o Wine.

    Boa sorte! ;)

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram