Publicado em , por Pedro Couto e Santos
Cientistas na Universidade de Alberta, no Canada, descobriram que uma droga, chamada DCA, que é usada para tratar doenças mitocondriais, “reprograma” células cancerosas, reactivando o seu processo normal de funcionamento, isto é, re-bootando o seu processo normal de vida e consequente destruição. Por oposição a crescimento descontrolado.
Ao que parece, o DCA tem uma taxa de sucesso elevada em testes de laboratório na destruição de vários tipos de cancro sem afectar células saudáveis.
O problema parece ser que o DCA é baratíssimo, não é patenteado e não pertence a nenhuma companhia farmacêutica, pelo que ninguém está interessado em financiar estudos em humanos para comprovar a eficácia da molécula no tratamento de diversos tipos de tumores.
Colocando isto de forma sensacionalista: foi descoberta uma possível cura para o cancro, mas como não dá lucro, ninguém quer saber (leia-se os media e as farmacêuticas).
Colocando isto de forma mais realista: “wtf?! I can haz cuer for cancer?”
Deixo-vos a minha total e completa ignorância quanto ao assunto, implicações e eventuais teorias conspirativas e um pedido de que alguém que compreenda estas coisas ofereça alguma elucidação.
O link do estudo é este: http://www.depmed.ualberta.ca/dca/
Aguardo humildemente uma lição qualquer de medicina ou química – ou canalização – que explique esta bizarra situação.
[tags]cancro,dca,universidade,alberta,canada[/tags]
O problema é económico. Já sobre o AZT e outros, foi referido por noticiários suiços, que o medicamento não baixava o preço, porque dessa forma os accionistas dos laboratórios que detém as patentes, deixavam de repartir os lucros.
Parece-me que o dicloroacetato é algo semelhante ao aloé vera. Qualquer dia, há-de sair um iogurte com DCA, um detergente com DCA, etc. Se o DCA curasse o cancro, as grandes companhias farmacêuticas haveriam de arranjar maneira de o produzir em formas galénicas que custassem fortunas. Regra: desconfiar de descobertas feitas no Canadá, que é um país que não existe, a não ser na imaginação dos canadianos. Há excepções, claro.
No entanto, se quiseres ir prevenindo o cancro, podes comprar DCA em http://www.buyDCA.com
Um frasco com 100 gramas custa 85 dólares (barato?)
Ou como já diziam no South Park: “it’s not even a real country, anyway!”
Também me pareceu que isto era um bocado estranho, mas o aloe vera, pelo menos reduz o aparecimento de escamas nas pernas.
É verdade, porque eu uma vez bebi iogurte com aloé vera e até agora: nada de escamas!