Novo ví­cio

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Descobri hoje, ao fim do dia, o BeaTunes e viquei imediatamente fascinado com o conceito. Este pequeno programa, que corre com o iTunes, analiza a nossa library e categoriza a nossa música de uma maneira estupenda.

Primeiro, ajuda a corrigir erros, como por exemplo, o mesmo artista com o nome escrito de várias maneiras; pede-nos para escolher a maneira correcta e reescreve as tags correspondentes. Géneros musicais mal associados, bandas que surgem com diversos géneros diferentes: qual é o que queremos usar para aquela banda? E por aí­ fora.

Não bastando, este brinquedinho faz muito mais: analiza a música e decide quais são as bpm (beats per minute), de cada faixa, escrevendo também essa informação nas ID tags dos ficheiros. Se não vêem vantagem nisto, imaginem fazer uma playlist só de músicas entre 60 e 80 bpm, quando querem paz e sossego e outra com músicas acima de 200 bpm, se precisam de energia. Excelente.

Mas o BeaTunes faz ainda mais, categorizando a música por semelhança, tentado ajudar-nos a agrupar a nossa música de acordo com a sua “cor”. OK, confesso que ainda não percebi inteiramente como isto funciona, mas atrai-me a ideia de conseguir rapidamente ouvir músicas parecidas umas com as outras (se estiver para aí­ virado), sem ter que andar eu a fazer playlists í  mão.

Parece-me um software muito interessante – e sim, muito geek – cuja única desvantagem é não ser freeware. Mas ok, é free to try durante uma semana e depois custa 20 dólares. Uma ninharia, pelo que faz.

PS: Mac e Windows.

[tags]beatunes,itunes,música,organização,bpm[/tags]

Tags

Deixar comentário. Permalink.

Um comentário a “Novo ví­cio”

  1. rita says:

    Bem, isto parece-me muito bom mesmo. Obrigada pela dica!

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram