Publicado em , por Pedro Couto e Santos
Este fim de semana foi sempre a malhar.
Quinta feira a minha mana fez anos e para festejar, sexta-feira houve uma reunião familiar alargada em casa dos meus pais. Desta vez, tentámos fazer a coisa de maneira a que a minha mãe não tivesse que se levantar í s seis da manhã e ficar a manhã toda na cozinha, portanto eu e a Marta preparámos os pratos principais e a Marta fez os doces e a Mila fez tudo o resto, que mesmo assim ainda não foi pouco.
A casa dos meus pais é propícia a este tipo de encontros, com a sua sala grande para refeições e outra sala enorme para ajuntamentos diversos (aquilo que antigamente era o meu quarto e o da minha irmã) e portanto couberam dezanove mânfios e mânfias, and there was much rejoicing.
Portanto eu levei uma lasagna brutal (1 litro de béchamel, 10 pacotes de mozarella fresco, etc) e uma panela de chili con carne, ao que a mana juntou um panelão de stroganoff e doces e enfim, comemos todos que nem uns ursos.
O dia correu muito bem e terminou ainda melhor, com a família toda a ver o Benfica em Alvalade a dar dois secos aos lagartos.
No Sábado foi dia de começar a mudar a sala. Há já algum tempo que andávamos a planear esta mudança. Basicamente, a ideia era passar o sofá e o nosso pequeno cinema doméstico para o lado oposto de onde se encontrava e assim trocá-lo com a mesa e cadeiras que comprámos para instituirmos a refeição familiar com o Alex e que ficou adiada, agora para cada vez mais breve – esperamos.
A mudança implicou então, não só troca de móveis, mas também passagem de cabos, uma coisa que me deixa sempre nervoso. Nunca tinha passado calha para nada e foi desta vez que calhou… passar a calha… para configurar um sistema 7.1 em que já figuram as novas Kef HTS3001, embora ainda sem os devidos suportes de chão.
A montagem das Kef levou í reforma das velhinhas JVC, com mais de 30 anos, herdadas do meu pai e que também já serviram a tia Babinha e sabe-se lá mais quem. A diferença entre umas e outras colunas é tão abismal quanto os 30 anos de tecnologia que as separam: As JVC eram caixotes de aglomerado com 10 Kg. cada uma, três vias e uma resposta de 20 Hz a 20 KHz, as Kef são dois ovinhos de alumínio com 2 Kg., duas vias e uma resposta de 70 Hz a 55 KHz!
Portanto, abaixo dos 70 Hz, fica o Quake responsável pelo som e acima disso, até uns fenomenais 55.000 Hz, as Kef debitam detalhes cristalinos que nunca antes tinha ouvido. Não só o som é mais claro e detalhado, como agora é que o Quake brilha verdadeiramente.
Nota para os mais distraídos: Quake é o meu subwoofer e não o jogo de computador do mesmo nome ou um eventual tremor de terra na índia.
A calha foi toda medida e colada by yours truly, com a ajuda inestimável da Dee para as partes mais difíceis. Cortei a calha com uma pequena serra, em cima dos meus Oakley Teeth e colei-a na parede com mastic Bostik, que é um excelente produto, apesar da marca ser um bocado bostik.
Tudo correu razoavelmente bem, especialmente para quem nunca tinha colocado calha na vida, mas a colocação dos cantos foi mais problemática. Ainda assim, não se pode dizer que tenha ficado mal e já tenho o 7.1 montado e a bombar para filmes que o suportem (aconselho vivamente a trilogia Lord of the rings com um setup destes e o som bem alto).
No Domingo, o DIY continuou com a montagem de um novo ventilador no WC, para substituir o velho e absolutamente nojento e infecto que lá estava. Terminámos também a colocação de tampas na calha, a colocação das colunas traseiras na parede e a arrumação de diversos items.
Deitámos muita coisa para o lixo e ainda há muito mais por deitar. Aproveitámos também para levar as JVC para a garagem, onde ficarão a aguardar eventual destino.
A sala não ficou nada mal. Pelo contrário… está bastante confortável. Quando chegar a HTC3001 vai de certeza ser um deleite passar o Domingo amochado no sofá a ver filmes em altos berros.
Não me lembro já como vim parar ao seu blog, (meados de Abril/2005) só sei que me interessei, ou porque o meu quarto filho, nasceu a 1 de Setembro de 2003 (tinha eu 43 anos) ou porque já tenho uma neta, nascida a 23 de Setembro do ano passado ou porque também tenho um Alex, ou até por causa do Benfica, e, também fiz anos na quinta-feira. É claro não os conheço e venho espreitá-los muito a medo, parecendo-me que me estão vendo. O ano passado comecei a segui-los aqui, assustei-me imenso no dia em que vi tudo a negro, chorei em silêncio, não podiam haver palavras naquela altura que servissem de consolo… O tempo foi passando e uma noite só pensava em vocês, porque mereciam mesmo ter uma vida a três (pelo menos) e, não sei porquê senti-me nervosa, pensei vou ver se já há novidades, e, para meu espando e alegria cá estava a novidade. Não é nada comigo mas, sinto-me muito feliz por vocês e… vou continuar a segui-los, se mo permitirem e peço-lhes desculpa por estas comparações. Felicidades.
Beeemmm! A bombar dessa maneira ainda bem que não somos vizinhos!!!
By the way…enjoy!
Obrigado Emília.
Estranho, o meu comment foi filtrado como spam? Enfim, o que eu tinha dito era para gozares bem o sistema de som e veres filmes com som alto, pois só vai durar mais uns meses :) depois o rebento é que vai mandar na casa, hehe!
Só falta mesmo aí uma Sony KDL 40×2000
E para que é que eu ia comprar um LCD Sony de 40”, quando tenho um plasma Pioneer de 43”?
Porque esse Sony é muito melhor que a maioria dos LCDs/Plasmas do mercado, o 40×2000 é Full HD 1080p 1920×1080, quando comparares imagens dos dois notas a diferença
Bom, primeiro que tudo, não gosto de LCDs para ver filmes/TV… a imagem é demasiado artificial e prefiro o plasma. Depois, o meu Pioneer é vastamente melhor que a maioria dos plasmas do mercado e tb é full HD essas coisas que dizes, não pretendo trocá-lo tão cedo. Mas já ouvi muito boas coisas sobre as Bravia, de facto.
De qq maneira… cá espero pelo BluRay para ver filmes em HD…
Macaco o teu plasma é HD mas duvido muito que seja Full HD, Plasmas Full HD nunca tem menos de 50″ e custam no minimo 5000 euros. A diferença entre HD e Full HD é que os HD como o teu fazem um upscalling a 720p com uma resolução 1024×768 enquanto que os Full HD fazem upscalling a 1080p com resolução 1920×1080. Há uma definição superior nos Full HD. É essa a vantagem dos LCDs, são Full HD a preços mais em conta. Os Full HD são a verdadeira Alta Definição, tanto o Blue-ray como o HD-DVD tem uma defenição de 1080p, para tirares o maximo que podes desses dois formatos precisas de uma TV Full HD e um novo sistema de som preparado para descodificar DTS HD e True DD
Bom, pareces conhecer o meu plasma melhor que eu. Esta discussão parece-me um bocado fútil, uma vez que eu tenho o plasma ali na sala… sei que tem 43 polegadas, que custou 5 mil euros e que a resolução máxima é 1080i. Sei que não é 1080p, mas também não é 720p, como afianças.
É verdade que os LCD são agora mais baratos… mas isso é agora. Quando comprei o meu plasma, nem existiam Bravias. Essa é outra questão: já o tenho há uns tempos, e foi caro, pelo que certamente não o troco tão cedo.
Além de que é verdadeiramente espectacular, mesmo sem ser em HD.
Quanto a DTS HD ainda não tenho bem a certeza se é um formato ou uma jogada de marketing para a DTS poder englobar sistemas de som que já tem num pacote que soe todo prá-frentéx. Como o meu amplificador suporta DTS-ES e DTS 96/24, que fazem parte do pacote DTS-HD, já me dou por satisfeito durante uns anos.
Eu não tenho é paciência para a indústria que passa a vida a tentar convencer as pessoas que *têm* que comprar a next new thing. É mentira. Os sistemas que temos em casa duram muito mais tempo do que o que os fabricantes nos querem fazer querer… não lhes dá é tanto lucro se assim for.
Qual é o modelo do teu Plasma? É que por ter 1080i não quer dizer que seja True HD, para isso tem que ter uma resolução de 1920×1080.
Não sei de cor o modelo, mas a resolução máxima é efectivamente 1920×1080.
Não me parece, plasmas Full HD não existem com 43″, só a partir de 50″. Os 4 modelos Pioneer de 43″ tem todos 1024×768 pixeis, só o PDP 5000EX é que é o unico Plasma Full HD da Pioneer, mas esse tem 50″ e foi muito recentemente lançado, para já existem muito poucos plasmas Full HD no mercado.
Whatever dude.