Publicado em , por Pedro Couto e Santos
Hoje venho ensinar-vos um novo verbo.
A língua portuguesa é muito antiga e precisa do ocasional empurrão. Palavras como “lóbi”, “dossiê” e “stresse” são simplesmente imbecis e não fazem falta nenhuma. O que nós precisamos é de palavras novas que sejam verdadeiramente portuguesas.
Como o verbo muraguar.
Muraguar é a minha sugestão para a resolução de problemas com nações incómodas. Conflitos internacionais, disputas territoriais ou simplesmente populações desagradáveis, são tudo problemas que se podem resolver com um simples muraguar.
O que é, então, muraguar?
É simples: quando um território, país ou região se torna incómodo, basta isolá-lo por meio da construção de um grande muro em redor das suas fronteiras, que posteriormente se enche com água. Esta simples acção resolveria imensos problemas que o mundo atravessa actualmente.
A descrição desta acção é normalmente simplificada na frase: “O Iraque? Epá… muro, água!”, de onde nasce, então, o verbo muraguar.
Não só muraguar poderia resolver inúmeros conflitos globais, como criaria grandes áreas balneares que potenciariam enormemente o turismo das regiões fronteiriças í área muraguada.
Terminemos então, conjugando o presente do indicativo do verbo muraguar.
Eu muraguo
Tu muraguas
Ele muragua
Nós muraguamos
Vós muraguais
Eles muraguam
Os EUA já estão a muraguar-se a si próprios: o Congress aprovou a proposta republicana para construir um muro entre os yankees e os mexicanos. Depois, só falta construir outro que separe os EUA do Canadá, já que, dos outros dois lados, já é só água por Natureza.
Acho muito bem, aquilo era tudo muraguado, cá pra mim.
Pelos USA, bastava muraguar a familia Bush e comandita apensa.
Outra coisa… trabalha lá no mais-que-perfeito do indicativo desse verbo! deve ficar bonito! E mais tem cara de verbo regular em -ar!
Gostei do verbo muraguar.
No link abaixo, está a conjugação do verbo em todos os tempos verbais:
http://lxconj.di.fc.ul.pt/cgi-bin/flex.cgi?lemma=muraguar&type=none&lang=pt