Publicado em , por Pedro Couto e Santos
O Superman voa, pelas minhas contas, de quatro maneiras diferentes.
Precupa-me seriamente, as motivações por trás desta colecção de formas de voar, adoptadas por Kal-El, no nosso planeta de Sol amarelo. Porquê esta variação?
Existem duas formas de braços esticados, uma com as mãos abertas, dedos juntos e palmas voltadas para baixo; outra, de punhos cerrados. Existe uma variação com um punhos, um num braço esticado ou outrom junto ao peito e, finalmente, os dois braços para trás, ao longo do corpo, ligeiramente afastados e de mãos abertas e dedos juntos.
Quais são, para o Kryptoniano, as diferenças? Será que uma destas formas é mais rápida que as outras? Se sim, qual?
Ou será, como sugeriu alguém, que a forma de voar depende do seu estado de espírito e o reflecte? Punhos – mais agressivo, um mau dia; braços para trás – um descontraído dia de primavera.
Não sei, mas confesso-me seriamente preocupado!
É preciso descobrir depressa por que é que o filho de Jor-El não opta por apenas uma maneira de voar mas usa nada menos que quatro! Qual o significado? Haverá algum especialista em linguagem corporal que o desvende? Algum psicólogo que o possa explicar? Algum engenheiro aeronáutico que nos dê umas luzes?
É um mistério.
Cá para mim que percebo pouco de super-heróis, parece-me ser da inteira responsabilidade ou do desenhador ou do realizador e das orientações sexuais destes. Quanto menos “macho” for a pose escolhida, mais gay deverá ser quem a escolheu e ao contrário. Toda a gente sabe que o Joe Shuster era um bacano de bater na mulher de tão macho que era e no entanto o Super-Homen tem cuecas por cima das calças.
O que estou mesmo para ver é o que o Brian Singer vai escolher.
Isso é o tipo de pergunta que põe um gajo a matutar. Faz-me lembrar aquelas perguntas que eu fazia em miudo (e que ainda hoje me perseguem) do género, como é que os planetas se mantêm neste equilibrio todo em volta do sol e o que há para lá do universo e mais não sei o quê. São essas perguntas que nos levam a ficar meios malucos. Sobretudo para a malta (como eu) que gosta de ter tudo explicadinho ao pormenor.
Mas, cá para mim, o Super Homem é um gajo multifacetado, por isso voa de quatro maneiras diferentes só para engatar as miudas!! É o Zézé Camarinha dos Super Herois. Aliás vê-se logo pela vermelha por cima do fato azul.