Publicado em , por macaco
O meu título de hoje parece o título de um artigo da Crónica Feminina, não parece? Ainda alguém se lembra da Crónica Feminina?
Acho que há várias coisas tristes em Portugal, aliás, Portugal é um país triste – isso é dado adquirido e toda a gente sabe.
Uma das coisas que me estava a chatear ontem, enquanto estava deitado na cama com cólicas intestinais de violência considerável foi o caso dos dias da semana.
Peguemos nesse tão odiado primeiro dia útil da semana: em inglês: “monday”, em francês “lundi”, em alemão “montag” em espanhol “lunes”. Creio não me ter enganado em nenhum e se também não me falha o indoeuropeu, todos significam “dia da lua”. É bonito, é poético.
E em português? “segunda-feira”! Sim senhor, segunda-feira. Que, não espantosamente, é seguida de terça, quarta, quinta e sexta-feiras.
Ficou a faltar, obviamente, a “primeira-feira” e ainda a “sétima-feira”.
Não faço ideia porque é que nas mais variadas linguas europeias a segunda-feira é o dia da lua e muito menos sei porque raio os dias úteis em Portugal têm nomes tão desinteressantes.
Bom, é claro que são os dias em que havia feira (imagino), mas sinceramente…
Mas pronto, nem tudo é mau, por exemplo, descobri hoje que o Bruno até tem escrito umas coisas e ainda por cima umas coisas acertadas e até talvez algumas coisas que eu subscrevo, mas que nunca escrevo, porque me recuso a mencionar a existência de certas coisas, que existem, mas que assim sendo, me fariam voltar rapidamente ao assunto das “tristezas nacionais”.
Portanto hoje descobri que me faltava um link, é o link para o diário do Bruno. E o dia em que se ganha um link para o “open in tabs” matinal, é um bom dia.