Id

Publicado em , por macaco

13:19

Estou a gostar muito deste GoLive, só tenho pena que estes programas não existam para Linux, mas não podemos ter um mundo perfeito… talvez um dia.

Estou a ouvir o Incantations Part IV do Mike Oldfield, incrível a complexidade desta música, baixo, vários vibraphones, guitarra e depois entram tambores africanos (MUUUUUUUITO antes do Paul Simon ou do Peter Gabriel, isto é de 78), sininhos, baixo, guitarra. O baixo está separado a tocar pelos menos duas melodias complementares e depois vem o solo de guitarra da praxe, lá do fundo, muito emotivo, estilo Santana, depois complica-se mais estilo clássico, tipo virtuoso. E de repente, simplifica-se tudo bastante, uns acordes tipo funk na guitarra, dois sintetizadores tocam melodias diferentes mas complementares, como há pouco o baixo, mais sininhos como percussão e não pára, não pára de acrescentar instrumentos e pequenas melodias novas, ritmos e linhas de baixo. Parece-me que o mais incrível é que este é o mesmo Mike Oldfield que agora é incapaz de compôr algo mais complexo que uma escala de Dó maior em compasso quatrenário…

E agora uma das minhas partes preferidas de sempre. A simplicidade é genial. Vibraphone apenas e depois sininhos e pandeireta a marcar o ritmo ocasionalmente. Entra linha de baixo, com alguns enrolados barrocos, sweeps de sintetizador e vai continuando a evoluir… até entrar o solo e o coro. Genial.

Para quem tiver ficado interessado (e olhem que é mesmo preciso gostar de música instrumental dos anos 70): “Incantations” é o nome do album, Mike Oldfield é o artista em questão.

Já tivemos os primeiros problemas… para quem segue o diário: um dos clientes com quem estamos a trabalhar viu outro trabalho que estavamos a fazer ao mesmo tempo mas que ficou pronto mais depressa e claro: achou que tinhamos usado as ideias dele e que o site em questão era uma cópia chapada do dele.

Vamos ter uma reunião na segunda feira, com a esperança de tentar explicar que isto de sites de múltiplo conteúdo dinâmico (aquilo a que toda a gente gosta de chamar portais), é natural que sejam parecidos… dá para clicar numa imagem e ver maior, claro… dá para ter um header na notícia numa página e depois clicar e ver a notícia completa… é óbvio. São mecanismos próprios destes sites. Não se pode, por enquanto, ser muito revolucionário neste aspecto. É assim que funciona e de certeza que não fomos nós que inventámos, nem o cliente A, nem o cliente B… está feito há muito tempo nourtos sites, na CNN, no Netcenter, na Amazon, etc, etc…

Enfim, continuar a trabalhar… mas hoje não apetece nada… é a tal coisa de ser sexta-feira…

17:52

Estou agora a acabar a tira dos especialistas que já devia ter saído hoje. Seca, não a consegui fazer antes, mas acho que está a ficar mais ou menos com piada…. ultimamente já nem sei se tem piada se não. O Nelson riu-se quando lhe contei, o que, suponho, é bom sinal.

Tem a ver com o Quake3, já agora, saiu finalmente o Demo do Quake 3, mas só para Windows e Mac. Para Linux só mais tarde, mas eu nem com pinças me atrevia a experimentar instalar o Quake 3 no Linux. Aliás, ultimamente o Linux tem-se limitado a ser uma “máquina de seti”, porque calcula pacotes de Seti mais rápido que o Windows.

Anyway, estou a downloadar o demo do Quake 3, que são outra vez 50 megas (estes tipos são sádicos!) e ainda não é a versão final do demo! Há-de sair uma mesmo mesmo final… que suponho que sejam 50 megas outra vez. Bem, ao menos este já trás os famosos bots dotados de inteligência artificial de um nível nunca visto num jogo deste género… acho que alguns deles são quase tão perigosos como um bom jogador humano. Estou desejoso de experimentar, mas ainda só tenho 10% dos 50 megas.

Segunda feira a Netcabo inicia actividade… isso significa internet por cabo a 512 kbit em vez dos 28.8 kbit que eu tenho agora. É internet 24 hrs/dia por 7 contos por mês. Para mim a compensação seria tremenda, uma vez que gasto os olhos da cara em telefone e internet todos os meses… mas pelos vistos, com a falta de bidireccionalidade da rede da TV Cabo (que vai fornecer o serviço), será preciso um modem na mesma, para o retorno… ainda assim, parece que será fornecido um número verde, grátis, para que não se paguem os 7 contos por mês mais os períodos de telefone… isso era mesmo genial. Claro que depois implicava uma segunda linha para se poder telefonar, já que a primeira estaria ocupada 24 hrs por dia :)

Bom, vou acabar de passar a tinta a tira dos especialistas para ver se ainda mando antes da 8 da noite.

23:28

Acabei de Jogar Quake 3 Arena Demo Test e embora já tivesse jogado Quake 3 Arena Test (a diferença parece subtil, mas não é, acreditem), tenho a sensação que acabei de jogar um jogo de computador pela primeira vez na vida.

Não tenho qualquer dúvida que, se há alguém que sobe sempre a parada neste campo, então é a id Software (já agora, não se lê id como “i dee”, como em identification… lê-se “id”, como em “ide”, tem a ver com Freud, Ego, Super Ego, Id… li isto há muitos anos numa explicação da id e desde então sempre ouvi pessoal a dizer “ái-di” erradamente, mas adiante…).

Nesta versão já temos a opção single player. Mas o single player no Quake mudou radicalmente… não pensem que os vossos mostruosos adversários vão ficar paradinhos na sua sala à espera de serem mortos pelas costas. Não pensem que vão ter sempre as mesmas armas ou que não se vão tentar curar apanhando health packs… Eles vão fazer tudo isto e muito mais! Vão lutar entre si e contra nós, vão perseguir o jogador e tentar a todo o custo ganhar o round.

Os adversários computorizados dispõem de um nível de inteligência artificial que me deixou colado ao chão… eles vão apanhar o rocket laucher e o quad damage assim que puderem e a seguir vêm atrás de nós! E só joguei nos níveis de dificuldade mais baixos!

Consegui ficar em segundo lugar…

Melhor: os bots, assim lhes chamam, pois é isso que são, claro… FALAM! mandam bocas uns aos outros, tal como jogadores humanos (embora acabe por se notar um certo padrão, claro, mas isto é só um Test Demo e não o jogo final)… Não consigo imaginar como será a versão completa deste jogo… Estes tipos redefiniram as regras. Baralharam e voltaram a dar e agora? Quantos jogos vão aproveitar este engine? Quantas maravilhas ainda por vir?

Tiraria o chapéu à id… se usasse chapéu, claro.

Aconselho vivamente:

http://www.quake3arena.com/

http://www.glsetup.com/

Este último link é essencial, porque é obrigatório ter placa 3D compatível com Open GL e ir ao dito site buscar as drivers de Open GL para a dita placa.

Tags

Deixar comentário. Permalink.

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram